Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Grande Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marize G Reis de Castro, Giselle Faur de Castro Catarino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giseli Capaci Rodrigures | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-21T22:06:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-21T22:06:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática de Ciências para Ensino Fundamental (9ºano) Estados Físicos da Matéria | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma Sequência Didática (SD), um guia que foi desenvolvido com o objetivo de promover a construção do conhecimento e aprendizagem no Ensino de Ciências para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental da utilização de uma(SD),visando a construção dialógica dos conceitos científicos com uma proposta de ensino que buscasse a construção dos conceitos científicos em sala de aula, valorizando a interação dialógica entre professor e alunos, baseada nos referenciais de Mortimer e Scott (2002). O produto educacional resultou de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela UNIGRANRIO-PPGEC, em turma de Ensino Fundamental II, na Rede Municipal do Rio de Janeiro. A sequência de atividades propostas terá a duração de sete aulas com aproximadamente 50min cada, sendo os recursos diversos, para o processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Ciências, utilizados de modo a contribuir para uma aprendizagem significativa. Atente-se que o planejamento foi aplicado em 1 (uma) turma do 9º ano, mas, a sequência pode ser adaptada pelo professor (a) para outras séries do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 926 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Físicos da Matéria. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática de Ciências para Ensino Fundamental (9ºano) Estados Físicos da Matéria | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física e Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons