Música e educação: uma proposta de educação ambiental crítica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Bruna Fernandes da-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Leonardo Bis dos-
Autor(es): dc.contributor.authorAdeodato, Ademir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-21T14:54:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-21T14:54:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
identificador: dc.identifier.otherMúsica e educação - uma proposta de educação ambiental críticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723358-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, possui como questão norteadora a investigação das possíveis contribuições da música e das vivências musicais que a integram no processo de formação cidadã e socioambiental. Nesse sentido, o objetivo geral foi resgatar e analisar a vivência e prática musical da banda da EEEFM “João Crisóstomo Beleza”, objeto dessa pesquisa, em sua amplitude de experiências positivas e negativas. Esse estudo de caso nos permitiu refletir e propor direcionamentos sobre como explorar o que de melhor pode ser alcançado em prol da educação socioambiental. A formação socioambiental que aqui promoveremos é advinda da vertente crítica, aquela que não se conforma com a educação ambiental tradicional sem reflexões mais aprofundadas sobre as verdadeiras causas da assustadora devastação ambiental. No atual cenário político brasileiro é urgente que posturas críticas sobre a devastação ambiental sejam incentivadas, e das mais diversas formas. Desta forma, nos aprofundamos no potencial da música, das práticas musicais e suas vivências em prol da educação socioambiental. Apoiados pelo educador musical Keith Swanwick e suas reflexões sobre música e educação musical abrangente (1979, 2003, 2014), junto de outros grandes pesquisadores, investigamos a possibilidade de provar nossa hipótese com a intenção de produzir um material educativo capaz de incentivar e direcionar reflexões sobre a união entre música e educação ambiental a todos que desejem experimentar novas vivências e aprendizagens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmúsicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação musicalpt_BR
Título: dc.titleMúsica e educação: uma proposta de educação ambiental críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons