Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Bruna Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Leonardo Bis dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Adeodato, Ademir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-21T14:54:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-21T14:54:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Música e educação - uma proposta de educação ambiental crítica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723358 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, inserida na linha de Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, possui como questão norteadora a investigação das possíveis contribuições da música e das vivências musicais que a integram no processo de formação cidadã e socioambiental. Nesse sentido, o objetivo geral foi resgatar e analisar a vivência e prática musical da banda da EEEFM “João Crisóstomo Beleza”, objeto dessa pesquisa, em sua amplitude de experiências positivas e negativas. Esse estudo de caso nos permitiu refletir e propor direcionamentos sobre como explorar o que de melhor pode ser alcançado em prol da educação socioambiental. A formação socioambiental que aqui promoveremos é advinda da vertente crítica, aquela que não se conforma com a educação ambiental tradicional sem reflexões mais aprofundadas sobre as verdadeiras causas da assustadora devastação ambiental. No atual cenário político brasileiro é urgente que posturas críticas sobre a devastação ambiental sejam incentivadas, e das mais diversas formas. Desta forma, nos aprofundamos no potencial da música, das práticas musicais e suas vivências em prol da educação socioambiental. Apoiados pelo educador musical Keith Swanwick e suas reflexões sobre música e educação musical abrangente (1979, 2003, 2014), junto de outros grandes pesquisadores, investigamos a possibilidade de provar nossa hipótese com a intenção de produzir um material educativo capaz de incentivar e direcionar reflexões sobre a união entre música e educação ambiental a todos que desejem experimentar novas vivências e aprendizagens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação musical | pt_BR |
Título: dc.title | Música e educação: uma proposta de educação ambiental crítica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons