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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PINHO, Deise Karla Santana, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-21T13:56:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-21T13:56:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | MINHA RE) EXISTÊNCIA É VOZ! Ensino de história e escrevivências de mulheres negras: Oficinas pedagógicas com o romance “Um defeito de cor” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Encontrar uma voz é um ato de resistência. Apenas como sujeitas/sujeitos é que podemos falar, nos ensina Hooks (2019). Esta dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, na linha de Pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” é um encontro de muitas vozes de mulheres negras. Este estudo teve por objetivo discutir e evidenciar as potencialidades do uso de textos literários de autoria feminina e negra no ensino e aprendizado da história de mulheres negras escravizadas no Brasil, no contexto escolar. Para isso, apostei na potência da “voz histórica” de uma personagem literária, a africana jeje Kehinde, protagonista e narradora do romance “Um defeito de cor” da escritora negra Ana Maria Gonçalves. A orientação teórica foi construída a partir dos fundamentos do pensamento feminista negro, com base nos referenciais de Angela Davis, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Patrícia Hill Collins e bell hooks. Ao considerar a escrita literária de mulheres negras como um exercício de escrevivência, Conceição Evaristo foi uma referência utilizada. Ademais, para cumprir o ensino de história da escravidão e considerar as experiências das pessoas escravizadas como um tema sensível e um passado vivo, Alberti, Pereira e Seffner, Pereira e Paim foram referenciais utilizados nas aulas de história da educação básica. O percurso metodológico foi construído com uma análise histórica em contínua comunicação com a Educação e o Ensino de História. Inicialmente, analisei o romance e sua protagonista à luz da base teórica acima mencionada. Em seguida, construí, apliquei e analisei um conjunto de quatro oficinas pedagógicas estruturadas a partir de recortes do romance. Cada oficina foi organizada em torno de eixos temáticos, a saber: nome próprio e identidade, auto imagem de mulheres negras, mundo do trabalho e maternidade. Foi aplicado às/aos estudantes de segundo e terceiro anos participantes da pesquisa, um questionário para delineamento do perfil do grupo, reconhecimento de ideias prévias sobre escravidão, bem como o reconhecimento das experiências das/dos adolescentes com a leitura de textos literários. As reflexões realizadas nesta pesquisa revelam a fecundidade do uso de textos literários para ensinar e aprender histórias de mulheres negras na escola, contribuindo para que múltiplas vozes possam falar e ser ouvidas. Com isso, torna possível caminhar na construção de uma educação antirracista e antissexista no currículo e práticas pedagógicas no ensino de história. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,9MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Mulheres negras; Escrevivências; Literatura; Escravidão; Tema sensível /passado vivo. | pt_BR |
Título: dc.title | MINHA RE) EXISTÊNCIA É VOZ! Ensino de história e escrevivências de mulheres negras: Oficinas pedagógicas com o romance “Um defeito de cor” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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