Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Natália Mendes de Melo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Lucyo Wagner Torres de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Almira Alves dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-20T23:03:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-20T23:03:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogo de Tabuleiro "Comer o quê?" | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723280 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aumento dos índices de crianças com excesso de peso no mundo torna necessária a realização frequente de ações de educação alimentar e nutricional que sejam eficazes. Utilizar jogos educativos como recursos educacionais pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem, devido ao público infatil reconhecer como algo de seu entendimento, promovendo a atenção, curiosidade e participação em atividades. O objetivo do presente recurso é auxiliar na aprendizagem de crianças sobre o nível de processamento dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis. Trata-se de um jogo de tabuleiro, que abarca as temáticas: alimentação e hábitos alimentares saudáveis, com conteúdo baseado no Guia Alimentar para População Brasileira e gráfico desenvolvido no software Adobe Illustrator®. O público-alvo são crianças a partir de de 9 a 12 anos. Para sua elaboração, aplicou-se o método CTM3, que sistematiza a construção em três fases: concepção do produto (C), referencial teórico (T) e referencial metodológico (M3), sendo este subdividido em análise transacional, baseado nos estados de ego; programação neurolinguística, que busca retomar a experiência vivenciada com o recurso, e aplicação multissensorial, que explora os cinco sentidos. O jogo elaborado possui uma trilha enumerada, com personagem principal que recebe benefícios pela interação com alimentos saudáveis, e malefícios de alimentos industrializados. Além disso, associa-se a um jogo de cartas que promove a aprendizagem relacionada à alimentação e hábitos alimentares saudáveis. O jogo de tabuleiro pode ser considerado uma ferramenta potencializadora de ações de educação alimentar e nutricional, quando construído para transformar conteúdos complexos em informação lúdica, prazerosa, com linguagem simples e direta, em configuração instigante. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 120 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da Saúde | - |
Título: dc.title | Jogo de tabuleiro "Comer o quê?" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recursos Educacionais | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tabuleiro.pdf | Tabuleiro | 17,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723280/12/Tabuleiro.pdfDownload |
Dado e pinos.pdf | Dado e pinos | 761,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723280/5/Dado e pinos.pdfDownload |
Cartas do Jogo.pdf | Cartas do Jogo | 54,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723280/10/Cartas do Jogo.pdfDownload |
Regras do jogo.pdf | Regras do jogo | 1,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723280/11/Regras do jogo.pdfDownload |
Produto educacional - APRESENTAÇÃO E INSTRUÇÕES AO INTERMEDIADOR.pdf | Orientações ao intermediador | 143,87 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723280/13/Produto educacional - APRESENTAÇÃO E INSTRUÇÕES AO INTERMEDIADOR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons