Jogo de tabuleiro "Comer o quê?"

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Natália Mendes de Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Lucyo Wagner Torres de-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Almira Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-20T23:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-20T23:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-20-
identificador: dc.identifier.otherJogo de Tabuleiro "Comer o quê?"-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723280-
Resumo: dc.description.abstractO aumento dos índices de crianças com excesso de peso no mundo torna necessária a realização frequente de ações de educação alimentar e nutricional que sejam eficazes. Utilizar jogos educativos como recursos educacionais pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem, devido ao público infatil reconhecer como algo de seu entendimento, promovendo a atenção, curiosidade e participação em atividades. O objetivo do presente recurso é auxiliar na aprendizagem de crianças sobre o nível de processamento dos alimentos e hábitos alimentares saudáveis. Trata-se de um jogo de tabuleiro, que abarca as temáticas: alimentação e hábitos alimentares saudáveis, com conteúdo baseado no Guia Alimentar para População Brasileira e gráfico desenvolvido no software Adobe Illustrator®. O público-alvo são crianças a partir de de 9 a 12 anos. Para sua elaboração, aplicou-se o método CTM3, que sistematiza a construção em três fases: concepção do produto (C), referencial teórico (T) e referencial metodológico (M3), sendo este subdividido em análise transacional, baseado nos estados de ego; programação neurolinguística, que busca retomar a experiência vivenciada com o recurso, e aplicação multissensorial, que explora os cinco sentidos. O jogo elaborado possui uma trilha enumerada, com personagem principal que recebe benefícios pela interação com alimentos saudáveis, e malefícios de alimentos industrializados. Além disso, associa-se a um jogo de cartas que promove a aprendizagem relacionada à alimentação e hábitos alimentares saudáveis. O jogo de tabuleiro pode ser considerado uma ferramenta potencializadora de ações de educação alimentar e nutricional, quando construído para transformar conteúdos complexos em informação lúdica, prazerosa, com linguagem simples e direta, em configuração instigante.-
Tamanho: dc.format.extent120 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Alimentar e Nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da Saúde-
Título: dc.titleJogo de tabuleiro "Comer o quê?"-
Tipo de arquivo: dc.typejogo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecursos Educacionais-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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