Contribuições das culturas afro-brasileira e africana na produção do conhecimento científico sobre mineração do ferro: uma intervenção didática no ensino de química

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Monique Albuquerque-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Junior, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-20T22:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-20T22:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Monique Albuquerque Ferreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723278-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “A abordagem da educação das relações étnico-raciais na formação de professores: caso das licenciaturas em ciências biológicas, física, matemática e química”. Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos delimitados e das respostas dos questionários enviados aos egressos, apontam que a abordagem da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) ocorre de forma superficial e se dá somente nos componentes curriculares de cunho histórico-pedagógico. Na prática docente dos egressos participantes da pesquisa, segundo relato da maioria, a temática da ERER também é pouco explorada no Ensino Médio; quando abordada, também o é de forma superficial, ocorrendo principalmente no período próximo à data do dia da consciência negra, em 20 de novembro. Diante deste contexto propomos uma atividade didática para abordagem da ERER voltada especificamente para as aulas de química. Para tanto, elaboramos uma intervenção didática sobre mineração do ferro que foi testada junto a uma turma de 20 alunos do curso de Licenciatura em Química na disciplina de Química Inorgânica. Esta intervenção, quando adaptada, também pode ser aplicada na disciplina de Química do Ensino Médio. O público alvo para aplicação desta intervenção é ilimitado, pois o tema é transversal e torna-se uma possibilidade de cumprimento da Lei 10.639/03. A (O) professora (or) poderá fazer adaptações que julgar necessárias para atender ao seu grupo de alunos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e Cultura Afro-Brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmineração do ferropt_BR
Título: dc.titleContribuições das culturas afro-brasileira e africana na produção do conhecimento científico sobre mineração do ferro: uma intervenção didática no ensino de químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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