Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Monique Albuquerque | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Junior, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-20T22:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-20T22:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Monique Albuquerque Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/723278 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é parte integrante da dissertação de mestrado intitulada “A abordagem da educação das relações étnico-raciais na formação de professores: caso das licenciaturas em ciências biológicas, física, matemática e química”. Os resultados da nossa pesquisa, a partir da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos delimitados e das respostas dos questionários enviados aos egressos, apontam que a abordagem da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) ocorre de forma superficial e se dá somente nos componentes curriculares de cunho histórico-pedagógico. Na prática docente dos egressos participantes da pesquisa, segundo relato da maioria, a temática da ERER também é pouco explorada no Ensino Médio; quando abordada, também o é de forma superficial, ocorrendo principalmente no período próximo à data do dia da consciência negra, em 20 de novembro. Diante deste contexto propomos uma atividade didática para abordagem da ERER voltada especificamente para as aulas de química. Para tanto, elaboramos uma intervenção didática sobre mineração do ferro que foi testada junto a uma turma de 20 alunos do curso de Licenciatura em Química na disciplina de Química Inorgânica. Esta intervenção, quando adaptada, também pode ser aplicada na disciplina de Química do Ensino Médio. O público alvo para aplicação desta intervenção é ilimitado, pois o tema é transversal e torna-se uma possibilidade de cumprimento da Lei 10.639/03. A (O) professora (or) poderá fazer adaptações que julgar necessárias para atender ao seu grupo de alunos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação das Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mineração do ferro | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições das culturas afro-brasileira e africana na produção do conhecimento científico sobre mineração do ferro: uma intervenção didática no ensino de química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Monique_Albuquerque_Ferreira_final.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/723278/2/Produto Educacional_Monique_Albuquerque_Ferreira_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons