EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 69_LOURIVAL DEMUNER_V FINAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDEMUNER, LOURIVAL-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, VILMA REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-19T13:29:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-19T13:29:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-25-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 69_LOURIVAL DEMUNER_V FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722980-
Resumo: dc.description.abstractO presente guia foi elaborado como resultado de um projeto de pesquisa cujo o título: “Protetores da Água”, inserido na dissertação com o tema : Estudo de Nascentes de Água no Ensino Médio Público: uma educação ambiental com enfoque CTS/CTSA. A pesquisa foi desenvolvida através de aulas teóricas e práticas sobre a temática nascente de água, em um contexto sócio ambiental que proporcionou aos alunos pesquisadores todo um processo educacional que culminou na recuperação de uma nascente no Município de Baixo Guandu, ES. Este guia Educacional tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento de práticas pedagógicas em uma perspectiva transformadora e servir como elemento norteador de atividades escolares realizadas em sala de aula ou não, tendo como foco a problematização, o organização e a aplicação dos conhecimentos ( DELIZOICIV, eat al, 2004), a Alfabetização cientifica e a Educação Ambiental. A água é um tema social relevante e está inserida em uma problemática de degradação ambiental, desde o seu mau uso até a ocorrência de conflitos sócio ambientais. O estudo que foi realizado com uma turma de ensino médio, abordou a importância desse bem natural , suas formas de preservação , favoreceu a uma nova orientação que demonstrou a inter relação da Educação Ambiental, com a Educação CTS/CTSA e proporcionou aos alunos pesquisadores condições de desenvolverem atitudes responsáveis quanto à preservação de uma nascente, quanto a conhecimentos técnicos científicos. Estão incluídos neste Guia Educacional práticas pedagógicas com atividades teóricas, textos, experimentos, dinâmicas, jogos, aula de campo desenvolvidas no projeto protetores da água, destacando o potencial pedagógico, científico e sócio ambiental de cada temática abordada. Espera se que o mesmo auxilie no planejamento das aulas de professores que queiram utilizá lo, uma vez que, este constitui um dos proposito de sua elaboração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,30 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSA;Momentos pedagógicos. Água. Educação Ambiental Critica.pt_BR
Título: dc.titleEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS 69_LOURIVAL DEMUNER_V FINALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons