Os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros na ERER: Uma proposta de Ensino de História por meio do Comunitarismo de Beatriz Nascimento (1970-1990)

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, ADRIANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-17T17:37:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-17T17:37:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherOS VALORES AFRO-BRASILEIROS NA ERER: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO COMUNITARISMO DE BEATRIZ NASCIMENTO (1970-1990)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722897-
Resumo: dc.description.abstractBuscando possibilidades para a execução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), neste trabalho, apresento uma proposta de oficina pedagógica tendo por tema central a trajetória de Beatriz Nascimento (1970-1990). Essa proposta tem como objetivo analisar a potencialidade dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros (TRINDADE, 2006) enquanto referenciais teórico-metodológicos para o Ensino de História que tornam evidentes os fundamentos, princípios, conceitos e valores que formam a cultura negra brasileira, assim como investigar a atuação intelectual da historiadora Beatriz Nascimento a fim de compreender a sua contribuição para a ressignificação da história do(a) negro(a) no Brasil, bem como explorar as múltiplas temporalidades da narrativa histórica com o intuito de provocar nos estudantes a reflexão sobre as referências negras do passado e sobre as suas atuações no presente e no futuro. Dessa forma, analiso a obra de Beatriz Nascimento (2018) acerca da concepção ideológica do Quilombo e evidencio a sua convergência em relação ao Comunitarismo, valor civilizatório que demonstra a continuidade histórica de luta, organização e sociabilidades dos negros e negras, que por muito tempo tiveram os seus protagonismos apagados da História do Brasil. Assim, buscando epistemologias que contribuam para a descolonização dos currículos (GOMES, 2012), proponho uma oficina pedagógica cooperativa (ANTUNES, 2012) destinada aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na intenção de provocar a reflexão sobre as suas próprias atuações enquanto sujeitos históricos. Para tal, como problema de ensino, coloco a seguinte questão: Como a perspectiva de Beatriz Nascimento (1970-1990) sobre o comunitarismo/quilombo pode ser mobilizada no Ensino de História comprometido com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)? Concluo que o comunitarismo que se expressa no quilombo faz do quilombo um Valor Civilizatório Afro-brasileiro, sendo possível, então, mobilizá-lo sempre que estivermos ensinando sobre as mais diferentes formas de organizações e de cosmo-concepções de pessoas negras (MACHADO; OLIVEIRA, 2018).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,446KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as Relações Étnico-Raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBeatriz Nascimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValores Civilizatórios Afro-brasileirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunitarismo.pt_BR
Título: dc.titleOs Valores Civilizatórios Afro-brasileiros na ERER: Uma proposta de Ensino de História por meio do Comunitarismo de Beatriz Nascimento (1970-1990)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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