MEMÓRIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM CONVIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSENGER, GUILHERME-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-17T14:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-17T14:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM CONVIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722877-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho procura investigar como o ensino de História se encaixa em propostas pedagógicas interdisciplinares, particularmente em projetos que têm como a grande temática de desenvolvimento discussões sobre memória e patrimônio, sobretudo aqueles que lidam com a polêmica da derrubada de estátuas. São abordados limites curriculares e proposições de diálogos com outras áreas de conhecimento a partir da análise da aplicação de projetos, que reuniram as disciplinas obrigatórias do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental em planejamento associativo. Através da compilação de impressões sobre os encontros e desencontros da disciplina de História em um ambiente de aprendizagem interdisciplinar, onde foram problematizadas as inserções de temas com caráter decolonial no planejamento e execução dos projetos, cujo principal ponto de discussão se tornou a memória, forjada em estátuas e as disputas de controle de narrativas sobre o passado, que estão contidas no cenário patrimonial brasileiro e mundial. Atento às críticas que envolvem a transição do mais tradicional ensino disciplinar para prática da pedagogia de projetos, num contexto que ainda equilibra a sintonia do planejamento compartilhado pelas diferentes áreas do conhecimento e a Base Nacional Comum Curricular. O desafio em questão foi de engajar os estudantes no desenvolvimento de aprendizagens significativas sobre o tema da memória no ensino de História e, ao mesmo passo, cultivar um ambiente de convivências interdisciplinares reconhecidamente democrático. Assim, os projetos pedagógicos centrados na disciplina de História analisados aqui cumprem função de estabelecer diálogo ao que pertence à memória das cidades e dos países e como a sociedade, e em particular o recorte escolar específico do estudo, reage às transformações históricas e às relações de poder envolvendo o passado e o presente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,517KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstátuaspt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM CONVIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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