Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SENGER, GUILHERME | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-17T14:25:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-17T14:25:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEMÓRIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM CONVIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722877 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho procura investigar como o ensino de História se encaixa em propostas pedagógicas interdisciplinares, particularmente em projetos que têm como a grande temática de desenvolvimento discussões sobre memória e patrimônio, sobretudo aqueles que lidam com a polêmica da derrubada de estátuas. São abordados limites curriculares e proposições de diálogos com outras áreas de conhecimento a partir da análise da aplicação de projetos, que reuniram as disciplinas obrigatórias do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental em planejamento associativo. Através da compilação de impressões sobre os encontros e desencontros da disciplina de História em um ambiente de aprendizagem interdisciplinar, onde foram problematizadas as inserções de temas com caráter decolonial no planejamento e execução dos projetos, cujo principal ponto de discussão se tornou a memória, forjada em estátuas e as disputas de controle de narrativas sobre o passado, que estão contidas no cenário patrimonial brasileiro e mundial. Atento às críticas que envolvem a transição do mais tradicional ensino disciplinar para prática da pedagogia de projetos, num contexto que ainda equilibra a sintonia do planejamento compartilhado pelas diferentes áreas do conhecimento e a Base Nacional Comum Curricular. O desafio em questão foi de engajar os estudantes no desenvolvimento de aprendizagens significativas sobre o tema da memória no ensino de História e, ao mesmo passo, cultivar um ambiente de convivências interdisciplinares reconhecidamente democrático. Assim, os projetos pedagógicos centrados na disciplina de História analisados aqui cumprem função de estabelecer diálogo ao que pertence à memória das cidades e dos países e como a sociedade, e em particular o recorte escolar específico do estudo, reage às transformações históricas e às relações de poder envolvendo o passado e o presente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,517KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estátuas | pt_BR |
Título: dc.title | MEMÓRIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM CONVIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUILHERME FELKL SENGER.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722877/2/GUILHERME FELKL SENGER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons