ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AFROCÊNTRICA - HERANÇAS NEGRAS EM MA’ATRIMÔNIOS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCUNHA, CAROLINE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-17T16:56:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-17T16:56:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AFROCÊNTRICA - HERANÇAS NEGRAS EM MA’ATRIMÔNIOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722859-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de propor a Educação Patrimonial Afrocêntrica como possibilidade para o Ensino de História. Assim, abordar histórias e memórias (heranças) da comunidade negra, utilizando a cidade de Novo Hamburgo como cenário para essas reflexões. Para desenvolver essa Educação Patrimonial Afrocêntrica com o conceito de ma’atrimônio, considera-se os conceitos de afrocentricidade (Asante/2019), mulherismo africana (Hudson-Weems/1997) e os valores civilizatórios afro-brasileiros (Trindade/2005) que organizam um referencial teórico, que consiga oferecer a experiência de pluriversalizar os conhecimentos, acerca da relação com o patrimônio de origem negra. A pesquisa tenciona a narrativa que resulta em uma “história única” da cidade, narrada como oficial, onde somente o grupo germanico é visibilizado. Neste sentido, procura-se trazer pesquisas acadêmicas e demais materiais que tenham a população negra como foco e partir destas, demonstrar que há outras modos de narrar a história da cidade, mostrando a co-existência, ao mesmo tempo que visibilizando e interpretando os sujeitos negros e suas experiências como válidas para contar a história da cidade. Além do próprio texto da dissertação a pesquisa também apresenta outros dois materiais: quatro planos de aula elaborados para a experimentação da Educação Patrimonial Afrocêntrica e um material orientador sobre Educação Patrimonial Afrocêntrica, destinado aos docentes, que os convida a produzirem reflexões sobre suas práticas docentes, principalmente com relação ao modo como as heranças negras são tratadas em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent29,183kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonial Afrocêntricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectValores civilizatórios afro-brasileirospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmulherismo africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectma’atrimôniopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AFROCÊNTRICA - HERANÇAS NEGRAS EM MA’ATRIMÔNIOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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