Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CUNHA, CAROLINE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-17T16:56:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-17T16:56:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AFROCÊNTRICA - HERANÇAS NEGRAS EM MA’ATRIMÔNIOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722859 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino de História, com o objetivo de propor a Educação Patrimonial Afrocêntrica como possibilidade para o Ensino de História. Assim, abordar histórias e memórias (heranças) da comunidade negra, utilizando a cidade de Novo Hamburgo como cenário para essas reflexões. Para desenvolver essa Educação Patrimonial Afrocêntrica com o conceito de ma’atrimônio, considera-se os conceitos de afrocentricidade (Asante/2019), mulherismo africana (Hudson-Weems/1997) e os valores civilizatórios afro-brasileiros (Trindade/2005) que organizam um referencial teórico, que consiga oferecer a experiência de pluriversalizar os conhecimentos, acerca da relação com o patrimônio de origem negra. A pesquisa tenciona a narrativa que resulta em uma “história única” da cidade, narrada como oficial, onde somente o grupo germanico é visibilizado. Neste sentido, procura-se trazer pesquisas acadêmicas e demais materiais que tenham a população negra como foco e partir destas, demonstrar que há outras modos de narrar a história da cidade, mostrando a co-existência, ao mesmo tempo que visibilizando e interpretando os sujeitos negros e suas experiências como válidas para contar a história da cidade. Além do próprio texto da dissertação a pesquisa também apresenta outros dois materiais: quatro planos de aula elaborados para a experimentação da Educação Patrimonial Afrocêntrica e um material orientador sobre Educação Patrimonial Afrocêntrica, destinado aos docentes, que os convida a produzirem reflexões sobre suas práticas docentes, principalmente com relação ao modo como as heranças negras são tratadas em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 29,183kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial Afrocêntrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Valores civilizatórios afro-brasileiros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mulherismo africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ma’atrimônio | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AFROCÊNTRICA - HERANÇAS NEGRAS EM MA’ATRIMÔNIOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CAROLINE DE AGUIAR DA CUNHA.pdf | 29.18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722859/2/CAROLINE DE AGUIAR DA CUNHA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons