Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FONSECA, LEANDRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-17T14:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-17T14:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GRUPOS SUBALTERNIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DE CLASSE MÉDIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722858 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática do Ensino de História, utilizando a obra de Ana Zavala como inspiração e principal referencial teórico, em que o professor atua como sujeito teorizador da sua prática. Assim, ao observar e analisar seu planejamento e sua atuação em sala de aula, o docente torna-se capaz de teorizar sobre os saberes que produz, dando-os novos significados. O percurso investigativo foi desenvolvido com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre, e busca responder a seguinte pergunta: que História ensinar para jovens de classe média? Esta pesquisa tem por objetivos: compreender o conceito de juventude na ótica da diversidade; ampliar a abordagem dos conteúdos da Independência do Brasil (1822); refletir sobre a prática docente analisando planejamento, cenas de aulas de História, expectativas do professor e produções dos estudantes; mapear estudos sobre o campo do Ensino de História e as juventudes. Para isto traz a categoria das juventudes e o conceito de classe média como principais ferramentas de análise das cenas de sala de aula, discutindo como as aulas de História contribuem para problematizar narrativas sobre a Independência do Brasil sob a perspectiva de grupos silenciados na tradição curricular. Conceituou-se juventudes a partir de obras como as de Juarez Dayrell, Paulo Cesar Carrano e José Machado Pais, e classe média a partir das obras Pierre Bourdieu, Jessé de Souza e Maria Alice Nogueira. A proposta de trabalho envolve a construção de um conjunto de aulas e atividades didáticas para estudantes do Ensino Médio enfatizando o protagonismo dos estudantes no processo de elaboração de narrativas. Esta dissertação possui como dimensão propositiva a análise de todo o percurso estabelecido para resolução da pergunta de pesquisa, assim como as análises das cenas de sala de aula e os materiais produzidos pelo professor e pelos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,843KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | juventudes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Independência do Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GRUPOS SUBALTERNIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DE CLASSE MÉDIA Porto Alegre 2022 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LEANDRO FONSECA.pdf | 3.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722858/2/LEANDRO FONSECA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons