O ENSINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GRUPOS SUBALTERNIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DE CLASSE MÉDIA Porto Alegre 2022

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFONSECA, LEANDRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-17T14:29:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-17T14:29:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GRUPOS SUBALTERNIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DE CLASSE MÉDIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722858-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática do Ensino de História, utilizando a obra de Ana Zavala como inspiração e principal referencial teórico, em que o professor atua como sujeito teorizador da sua prática. Assim, ao observar e analisar seu planejamento e sua atuação em sala de aula, o docente torna-se capaz de teorizar sobre os saberes que produz, dando-os novos significados. O percurso investigativo foi desenvolvido com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre, e busca responder a seguinte pergunta: que História ensinar para jovens de classe média? Esta pesquisa tem por objetivos: compreender o conceito de juventude na ótica da diversidade; ampliar a abordagem dos conteúdos da Independência do Brasil (1822); refletir sobre a prática docente analisando planejamento, cenas de aulas de História, expectativas do professor e produções dos estudantes; mapear estudos sobre o campo do Ensino de História e as juventudes. Para isto traz a categoria das juventudes e o conceito de classe média como principais ferramentas de análise das cenas de sala de aula, discutindo como as aulas de História contribuem para problematizar narrativas sobre a Independência do Brasil sob a perspectiva de grupos silenciados na tradição curricular. Conceituou-se juventudes a partir de obras como as de Juarez Dayrell, Paulo Cesar Carrano e José Machado Pais, e classe média a partir das obras Pierre Bourdieu, Jessé de Souza e Maria Alice Nogueira. A proposta de trabalho envolve a construção de um conjunto de aulas e atividades didáticas para estudantes do Ensino Médio enfatizando o protagonismo dos estudantes no processo de elaboração de narrativas. Esta dissertação possui como dimensão propositiva a análise de todo o percurso estabelecido para resolução da pergunta de pesquisa, assim como as análises das cenas de sala de aula e os materiais produzidos pelo professor e pelos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,843KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectjuventudespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndependência do Brasilpt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NA PERSPECTIVA DE GRUPOS SUBALTERNIZADOS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOVENS DE CLASSE MÉDIA Porto Alegre 2022pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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