Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, AMANDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-17T14:05:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-17T14:05:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | IMAGINAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ENCONTRO COM AS TROVADORAS DO MEDIEVO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722857 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ética dos estudantes. Com esse propósito, as cantigas das trovadoras medievais, também conhecidas como trobairitz, foram mobilizadas como fonte histórica para a criação de uma situação didática a ser conduzida e analisada. Além disso, também serviram de material de análise trabalhos produzidos pelos estudantes, assim como um diário de campo que foi construído ao longo deste percurso. Esta proposta se insere no campo de pesquisa de Ensino de História e se enquadra na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Em suma, observou-se que o estímulo à faculdade de imaginar em aulas de História não apenas facilitou aprendizagens, mas também provocou os estudantes a repensarem suas atitudes no presente e, em alguns casos, a ampliarem suas possibilidades de imaginar futuros. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trovadoras medievais | pt_BR |
Título: dc.title | IMAGINAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM ENCONTRO COM AS TROVADORAS DO MEDIEVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
AMANDA GISELE RODRIGUES.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722857/2/AMANDA GISELE RODRIGUES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons