Lendo além das palavras: atividades para educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Lorena Nascimento Gustavo dos-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-16T15:00:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-16T15:00:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-26-
identificador: dc.identifier.otherLendo além das palavras - atividades para educação infantilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722759-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é o produto que resultou da pesquisa " Literatura e humanidade na educação infantil: uma leitura contra hegemônica de padrões e valores da sociedade”, feita por Lorena Nascimento Gustavo dos Reis, orientada pelo Dr. Antônio Carlos Gomes, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH do Instituto Federal do Espírito Santo (Campus Vitória). A pesquisa sobre prática de leitura literária, mediada pelo professor, foi realizada na Educação Infantil do município de Aracruz – ES e partiu do seguinte problema: como trabalhar a humanidade da criança e provocar reflexões contra padrões hegemônicos, a partir da leitura literária na Educação Infantil? Para responder esse problema o objetivo geral foi propor estratégias para trabalhar a humanidade da criança e provocar reflexões contra padrões hegemônicos, a partir da leitura literária na Educação Infantil e os específicos foram: abordar pressupostos teóricos sobre leitura e literatura infantil, com ênfase na formação do ser mais humano; problematizar experiências de leitura literária na Educação Infantil, sob uma abordagem epilinguistica, reunindo estratégias de contextualização sob uma perspectiva contra hegemônica; elaborar este produto educacional em forma de Ebook. Na investigação, recorremos a autores como Candido (1995), Freire (2000), Abramovich (1991), Coelho (2000), Zilberman (2003), Petit (2006) Franchi (1988), Rezende (2008) entre outros. Este material educativo reúne 05 oficinas de leitura e contação de histórias e pretende colaborar para tornar as crianças mais questionadoras. As oficinas de operações de linguagem foram elaboradas a partir de subsídios coletados com alunos e professores e testadas com crianças de 4 a 5 anos matriculadas na escola pública, envolvendo também docentes que atuam com esse público. A validação do produto foi feita pelos membros da banca de defesa da dissertação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPadrões sociaispt_BR
Título: dc.titleLendo além das palavras: atividades para educação infantilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons