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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, André Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-16T13:34:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-16T13:34:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://mooc.cefor.ifes.edu.br/moodle/enrol/index.php?id=207 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso MOOC Educação para as relações étnicos-raciais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo foi desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, na linha de pesquisa Formação de Professores, no eixo temático Relações Étnico-raciais. A pesquisa surgiu da necessidade de reconhecer e de valorizar a diversidade étnicoracial que compõe a sociedade brasileira. Para tal, nosso objetivo geral propõe uma formação docente em educação para as relações étnico-raciais, em uma perspectiva decolonial, para professores das diversas áreas do conhecimento que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de um curso MOOC (do inglês, Massive Open Online Courses). Com isso, buscamos problematizar a temática em questão, em relação às práticas pedagógicas dos docentes, rompendo com a visão eurocêntrica colonizadora que marcou a história brasileira, com uma abordagem voltada para a diversidade étnico-racial na formação do país. Nossa proposta de pesquisa envolveu, como sujeitos, os docentes das diferentes áreas de conhecimento dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a confecção dessa dissertação, bem como de nosso curso de formação docente, seguimos os princípios da pesquisa dialógica de Bakhtin (2003). Como referencial teórico, baseamo-nos em Freire (1996,1997) e Saviani (2007) para debater a formação docente, caminhando na perspectiva de um olhar crítico, que possibilite uma mudança social, de modo a valorizar a produção cultural de grupos historicamente oprimidos. No eixo temático das relações étnico-raciais, pautamo-nos em Munanga (2014, 2015), Caprini (2014, 2017), Gomes (2008, 2011, 2012, 2020) e Silva (2001, 2011, 2018), que nos indicam por um lado perspectivas no combate ao racismo, que ainda é fortemente marcante no universo escolar brasileiro, e por outro apontam possibilidades de sua superação em busca de uma valorização da diversidade que nossa sociedade apresenta. Esses teóricos também nos explicitam problemas que encontramos na formação de professores na temática étnico-racial, bem como possibilidades de superá-los para suplantar a visão eurocêntrica, que baseou o tema, e trazer um novo olhar que perceba africanos e indígenas como protagonistas da formação histórica brasileira. Nosso método de pesquisa seguiu os pressupostos da Pesquisa Dialógica. Ouvimos um grupo inicial de professores, por meio de um questionário com perguntas abertas, a fim de que pudessem contribuir na construção de nosso curso. Percebemos que nosso estudo, o qual possibilitou a elaboração do curso MOOC, atingiu um grande número de docentes, uma vez que em menos de dois meses mais de 200 professores já haviam acessado o curso, sendo que boa parte deles já o concluiu. Enviamos um questionário a esses docentes e através da análise das respostas percebemos que contribuímos no sentido de provocar novas relações étnico-raciais. Assim, visamos por meio do MOOC fomentar uma formação docente acerca das relações étnico-raciais, no âmbito da decolonialidade, a fim de que os professores fossem motivados e preparados para problematizar a temática em conexão com as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, valorizando a multiculturalidade que historicamente marca a sociedade brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | Curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Portal | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | formação docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MOOC | pt_BR |
Título: dc.title | Educação para as Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
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