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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Tallyta Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T16:07:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T16:07:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tallyta Barros Ribeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722680 | - |
Resumo: dc.description.abstract | RIBEIRO, Tallyta Barros. A percepção da pessoa vivendo com o vírus da imunodeficiência humana quanto a presença do aluno no consultório médico. 2022. 96f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Palmas. Diante de algumas recusas de Pessoas Vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (PVHIV) quanto a presença do estudante de medicina no consultório médico, suscitou-se o desejo de compreender qual a percepção dos pacientes nestas situações, dentro de um Hospital de Ensino. Com os avanços científicos a aids hoje é considerada uma doença crônica com muitas questões subjetivas envoltas em seu diagnóstico e tratamento. Isso requer que os profissionais acolham de forma humanizada, favorecendo a formação do vínculo com o paciente e adesão deste ao tratamento, pactuados através da manutenção do sigilo. Objetivou-se, portanto, identificar quais os sentimentos emergem na PVHIV ao saber da presença do aluno no consultório médico e apresentar opções de melhoria do vínculo aluno-paciente-preceptor frente a essa recusa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com referencial fenomenológico e exploratória, que contou com a participação de dois pacientes. A pesquisa foi submetida a Plataforma Brasil e apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins. A análise dos dados gerou cinco categorias temáticas: a subjetividade do viver com HIV; o estigma e o preconceito da sociedade, dos alunos, dos profissionais e o meu próprio; o não consentimento; desconfiança aumentada depois do HIV e a importância da rede de apoio para a PVHIV. Os principais sentimentos relatados foram: o desconforto, o constrangimento, a vergonha, o medo de encontrar alguém conhecido e a desconfiança quanto ao sigilo das informações. As atitudes referidas diante dessa possibilidade foram o silêncio, o abandono do tratamento, o tentar esconder-se, pedir para ser atendido em outro espaço somente com a presença do médico, optar por dias e horários em que os alunos não estejam presentes e fuga para o serviço privado. Conclui-se que o paciente tem o direito de ser informado e de consentir ou não quanto a participação do aluno na consulta médica. Há uma constante necessidade educação em saúde na sociedade para a desconstrução de estigmas e preconceitos. São imprescindíveis as ações de educação permanente em serviço que trabalhem os temas de confidencialidade e do sigilo, assim como é importante que ao adentrar um hospital de ensino que o paciente receba esclarecimentos prévios, sobre o tipo de atendimento ali prestado. Que os aspectos subjetivos do conviver com HIV sejam priorizados nas estratégias de humanização do cuidado. Quanto à formação de novos profissionais médicos o ideal é que o ensino de ética aconteça na graduação de forma transversal ao longo do curso de medicina e que o aluno conheça os instrumentos legais relativos a suas atividades, mas acima de tudo que ele pratique a empatia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 899kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Medicine student. HIV. Consulting room. | pt_BR |
Título: dc.title | A percepção da Pessoa Vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana quanto à presença do aluno no consultório médico | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciências e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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Dissertação - TALLYTA BARROS RIBEIRO (1).pdf | 898,55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722680/2/Dissertação - TALLYTA BARROS RIBEIRO (1).pdfDownload |
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