A percepção da Pessoa Vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana quanto à presença do aluno no consultório médico

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Tallyta Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T16:07:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T16:07:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-28-
identificador: dc.identifier.otherTallyta Barros Ribeiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722680-
Resumo: dc.description.abstractRIBEIRO, Tallyta Barros. A percepção da pessoa vivendo com o vírus da imunodeficiência humana quanto a presença do aluno no consultório médico. 2022. 96f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Palmas. Diante de algumas recusas de Pessoas Vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana (PVHIV) quanto a presença do estudante de medicina no consultório médico, suscitou-se o desejo de compreender qual a percepção dos pacientes nestas situações, dentro de um Hospital de Ensino. Com os avanços científicos a aids hoje é considerada uma doença crônica com muitas questões subjetivas envoltas em seu diagnóstico e tratamento. Isso requer que os profissionais acolham de forma humanizada, favorecendo a formação do vínculo com o paciente e adesão deste ao tratamento, pactuados através da manutenção do sigilo. Objetivou-se, portanto, identificar quais os sentimentos emergem na PVHIV ao saber da presença do aluno no consultório médico e apresentar opções de melhoria do vínculo aluno-paciente-preceptor frente a essa recusa. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com referencial fenomenológico e exploratória, que contou com a participação de dois pacientes. A pesquisa foi submetida a Plataforma Brasil e apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins. A análise dos dados gerou cinco categorias temáticas: a subjetividade do viver com HIV; o estigma e o preconceito da sociedade, dos alunos, dos profissionais e o meu próprio; o não consentimento; desconfiança aumentada depois do HIV e a importância da rede de apoio para a PVHIV. Os principais sentimentos relatados foram: o desconforto, o constrangimento, a vergonha, o medo de encontrar alguém conhecido e a desconfiança quanto ao sigilo das informações. As atitudes referidas diante dessa possibilidade foram o silêncio, o abandono do tratamento, o tentar esconder-se, pedir para ser atendido em outro espaço somente com a presença do médico, optar por dias e horários em que os alunos não estejam presentes e fuga para o serviço privado. Conclui-se que o paciente tem o direito de ser informado e de consentir ou não quanto a participação do aluno na consulta médica. Há uma constante necessidade educação em saúde na sociedade para a desconstrução de estigmas e preconceitos. São imprescindíveis as ações de educação permanente em serviço que trabalhem os temas de confidencialidade e do sigilo, assim como é importante que ao adentrar um hospital de ensino que o paciente receba esclarecimentos prévios, sobre o tipo de atendimento ali prestado. Que os aspectos subjetivos do conviver com HIV sejam priorizados nas estratégias de humanização do cuidado. Quanto à formação de novos profissionais médicos o ideal é que o ensino de ética aconteça na graduação de forma transversal ao longo do curso de medicina e que o aluno conheça os instrumentos legais relativos a suas atividades, mas acima de tudo que ele pratique a empatia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent899kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMedicine student. HIV. Consulting room.pt_BR
Título: dc.titleA percepção da Pessoa Vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana quanto à presença do aluno no consultório médicopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciências e Saúdept_BR
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