A lei dos gases ideais através práticas investigativas e um aparato demonstrativo de baixo custo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Luís da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T17:39:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T17:39:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722663-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos e avaliamos uma sequência didática de ensino para conteúdos de física térmica e lei dos gases ideais baseada na proposta das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). A UEPS que construímos como produto educacional introduziu o que denominamos atividades práticas investigativas como situações problemas ao longo da sequência. Dessa forma, diversas pequenas atividades práticas experimentais com materiais de fácil acesso foram realizadas em classe e em casa, como tarefa, para abordar tópicos dos conteúdos temperatura, densidade, pressão e volume. Para a lei dos gases especificamente, foi projetado e construído um equipamento portátil de baixo custo para a realização de práticas em classe, cujo manual de construção faz parte do produto. Assim, todas as atividades práticas investigativas puderam ser realizadas em classe, sem necessidade de deslocar a turma para um laboratório de ciências, que muitas escolas sequer possuem. A nossa sequência foi aplicada logo após o retorno presencial das aulas, depois do período de restrições devido à pandemia de COVID-19, em turmas de um colégio público do estado do Rio de Janeiro, todas do turno noturno sendo uma do ensino médio regular e outra do ensino de jovens e adultos. Para avaliação pedagógica e de fácil observação da efetividade didática, diversos questionários foram aplicados, desde o início até o fim da sequência, que nos permitiram avaliar a motivação, o engajamento e os indícios de aprendizagem significativa dos alunos. A maior dificuldade encontrada foi o engajamento dos alunos em atividades extraclasse e, em menor medida, a participação nas discussões propostas em classe. Estratégias para mitigar as dificuldades vivenciadas na aplicação da sequência são discutidas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprática experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlei dos gases ideaispt_BR
Título: dc.titleA lei dos gases ideais através práticas investigativas e um aparato demonstrativo de baixo custopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons