Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Luís da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T17:39:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T17:39:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722663 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos e avaliamos uma sequência didática de ensino para conteúdos de física térmica e lei dos gases ideais baseada na proposta das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). A UEPS que construímos como produto educacional introduziu o que denominamos atividades práticas investigativas como situações problemas ao longo da sequência. Dessa forma, diversas pequenas atividades práticas experimentais com materiais de fácil acesso foram realizadas em classe e em casa, como tarefa, para abordar tópicos dos conteúdos temperatura, densidade, pressão e volume. Para a lei dos gases especificamente, foi projetado e construído um equipamento portátil de baixo custo para a realização de práticas em classe, cujo manual de construção faz parte do produto. Assim, todas as atividades práticas investigativas puderam ser realizadas em classe, sem necessidade de deslocar a turma para um laboratório de ciências, que muitas escolas sequer possuem. A nossa sequência foi aplicada logo após o retorno presencial das aulas, depois do período de restrições devido à pandemia de COVID-19, em turmas de um colégio público do estado do Rio de Janeiro, todas do turno noturno sendo uma do ensino médio regular e outra do ensino de jovens e adultos. Para avaliação pedagógica e de fácil observação da efetividade didática, diversos questionários foram aplicados, desde o início até o fim da sequência, que nos permitiram avaliar a motivação, o engajamento e os indícios de aprendizagem significativa dos alunos. A maior dificuldade encontrada foi o engajamento dos alunos em atividades extraclasse e, em menor medida, a participação nas discussões propostas em classe. Estratégias para mitigar as dificuldades vivenciadas na aplicação da sequência são discutidas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lei dos gases ideais | pt_BR |
Título: dc.title | A lei dos gases ideais através práticas investigativas e um aparato demonstrativo de baixo custo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
T2019-Carlos Luis da Silva-Dissertacao.pdf | Dissertação | 12,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722663/2/T2019-Carlos Luis da Silva-Dissertacao.pdfDownload |
T2019-Carlos Luis da Silva-Produto Educacional.pdf | Produto Educacional | 3,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722663/3/T2019-Carlos Luis da Silva-Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons