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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Pedro Zarotti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T16:36:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T16:36:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E O REVISIONISMO IDEOLÓGICO EM DIFUSÃO NA ATUALIDADE | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722662 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa alocou como objeto de estudo uma situação problemática relacionada a chegada às salas de aula da Educação Básica de um determinado repertório de informações sobre o passado. Como aporte teórico, utilizou-se a tipologia negacionismo, revisionismo historiográfico e ideológico (NAPOLITANO & JUNQUEIRA, 2019) e o conceito de apropriação conservadora sobre o passado (MENEZES, 2019) para compreender esta situação problemática e uma série de apontamentos sobre a formação continuada docente (IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1992) para orientar a elaboração de uma intervenção sobre tal situação. Deste modo, o objetivo geral desta investigação foi o de confeccionar uma proposta formação continuada sobre o revisionismo ideológico destinado, especialmente, aos professores de História de Educação Básica. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as características do processo de formação continuada de professores, caracterizar o revisionismo ideológico à direita a partir da literatura científica especializada e analisar determinadas características relacionadas às experiências de docentes da Educação Básica com o revisionismo ideológico. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de natureza aplicada (GATTI, 2009) com finalidade exploratória e descritiva (GIL, 2002) e com uma abordagem quantitativa de variáveis qualitativas (BRACARENSE, 2018) haja vista a necessidade de tornar mais explícita a situação problemática gerada pela chegada do revisionismo ideológico às salas de aula. Então, operacionalizou-se o levantamento como procedimento técnico, utilizando-se do questionário como instrumento para a coleta dos dados, aplicado, de forma on-line, entre elementos que compõem a população formada por docentes mestres ou mestrandos em Ensino de História. Os dados obtidos a partir da amostra, constituída de forma voluntária por 85 participantes, foram submetidos à Análise Exploratória de Dados (BARBARETTA, 2002) e à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram uma alta ocorrência de manifestações de revisionismo ideológico em relação aos tópicos curriculares ministrados, com destaque para o Regime Militar Brasileiro, e a autoridade docente a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Revisionismo. Ensino de História. Formação continuada de professores. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1790 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Revisionismo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
| Título: dc.title | TUAS IDEIAS NÃO CORRESPONDEM AOS FATOS: O ENSINO DE HISTÓRIA E O REVISIONISMO IDEOLÓGICO EM DIFUSÃO NA ATUALIDADE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| pedro zarotti moreira.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722662/2/pedro zarotti moreira.pdfDownload |
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