RACISMO ESTRUTURAL, VIOLÊNCIA E A NECRO - BIOPOLÍTICA EM CONTEXTOS DE REPRESSÃO E RESISTÊNCIA - SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1968-2020)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLucena, Layla Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T16:25:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T16:25:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
identificador: dc.identifier.otherRACISMO ESTRUTURAL, VIOLÊNCIA E A NECRO - BIOPOLÍTICA EM CONTEXTOS DE REPRESSÃO E RESISTÊNCIA - SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1968-2020)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722661-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva analisar a violência letal do Estado motivada por aspectos raciais, assim como as consequências do racismo estrutural, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, durante a Ditadura Civil-Militar e no período Pós-Redemocratização (1968-2020). À luz das contribuições de Achille Mbembe (2016) e Michel Foucault (1988; 2005) sobre a necro e a biopolítica, pretende-se estabelecer um paralelo entre a ideia de branqueamento da sociedade brasileira no século XIX e o genocídio negro, com base em dados estatísticos sobre a violência letal, encarceramento em massa e precariedade social. Além disso, este estudo busca oferecer alternativas para que temas polêmicos, como a violência racial exercida pela polícia brasileira, possam ser abordados em sala de aula, a fim de promover uma educação voltada para o reconhecimento do racismo na sociedade, respeito e luta pelo pleno exercício dos direitos humanos a todos os povos. Como esta dissertação faz parte do mestrado profissional (Profhistória), ao final de cada capítulo são apresentadas duas sequências didáticas com os temas abordados ao longo da dissertação: escravidão, embranquecimento da população através da miscigenação, genocídio negro e violência racial na ditadura civil-militar e na democracia, com sugestões de atividades voltadas aos estudantes do 9º ano. As atividades propostas podem ser aplicadas separadamente ou em uma única aula, utilizando para isso o método de rotação por estações de aprendizagem. Neste caso, o professor poderá, pensando no perfil da turma, estabelecer o tempo de cada grupo nas respectivas estações. Palavras-chave: Racismo; Violência; Genocídio; Direitos Humanos; Educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1321pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRacismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGenocídiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleRACISMO ESTRUTURAL, VIOLÊNCIA E A NECRO - BIOPOLÍTICA EM CONTEXTOS DE REPRESSÃO E RESISTÊNCIA - SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO (1968-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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