CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ACERCA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: O ENSINO DAS PICS E SUAS RELAÇÕES NA GRADUAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, Naiara Mesquita.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T15:55:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T15:55:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-04-
identificador: dc.identifier.otherNaiara Mesquita Almeidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722660-
Resumo: dc.description.abstractConhecimentos dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o ensino das PICS e suas relações na graduação. 2022. 130f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Palmas. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma importante forma de cuidado que busca promover a saúde utilizando-se de meios naturais de tratamento. À vista disso, o presente estudo objetivou descrever conhecimentos de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre as PICs durante sua formação acadêmica. Trata de um estudo de abordagem qualitativa e natureza exploratória e teve como participantes 16 estudantes com idades entre 20 a 28 anos (20, 21, 22, 23, 24, 25 26 e 28), sendo 3 matriculados no 9o período, 4 no 8o período, 3 no 7o período, 2 no 6o período, 2 no 5o período e 2 no 4o período. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil e apreciada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFT. Identificamos que essa ainda é uma temática pouca abordada e vivenciada pelos estudantes do curso de Enfermagem da UFT. Há, portanto, um despreparo durante a sua formação e prestação desses cuidados em seus estágios supervisionados, sendo estes fragmentados, dificultando, assim, a aprendizagem e a assistência integral à população. Considerando os conhecimentos prévios e vivências dos estudantes sobre as PICs, aqueles demonstraram-se limitados em relação ao conhecimento teórico-prático acerca da temática. Entretanto, reconheceram a importância dos aspectos biológico, psicológico, espiritual e social para uma abordagem integral, holística e humanizada ao ser humano e demonstraram interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o tema. No entanto, vale ressaltar que essa pesquisa não buscou apontar um único e/ou melhor caminho para o ensino das PICs. Pensando nisso, criou-se um perfil público educacional na rede social instagram (@conhecendoaspics) com a finalidade de produzir foto-histórias, descrever, introduzir e divulgar para estudantes, professores, profissionais da área da saúde, pesquisadores e público em geral informações científicas acerca das 29 PICs. Portanto, o estudo foi de grande valia, uma vez que apontou lacunas no ensino das PICs no currículo do curso de Enfermagem da UFT, fato este que interfere no conhecimento e interesse dos estudantes em relação a essas práticas. Entretanto, frente ao aumento da demanda por esse campo de atuação, o estudo traz importantes reflexões para os estudantes, docentes e demais interessados na temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.393pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Integrativas e Complementares. Conhecimento. Estudantes de enfermagem. Ensino superior. Universidades.pt_BR
Título: dc.titleCONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ACERCA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: O ENSINO DAS PICS E SUAS RELAÇÕES NA GRADUAÇÃOpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado de Ensino em Ciências e Saúdept_BR
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