Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Naiara Mesquita. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T15:55:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T15:55:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Naiara Mesquita Almeida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Conhecimentos dos Estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: o ensino das PICS e suas relações na graduação. 2022. 130f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Tocantins, Palmas. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma importante forma de cuidado que busca promover a saúde utilizando-se de meios naturais de tratamento. À vista disso, o presente estudo objetivou descrever conhecimentos de estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre as PICs durante sua formação acadêmica. Trata de um estudo de abordagem qualitativa e natureza exploratória e teve como participantes 16 estudantes com idades entre 20 a 28 anos (20, 21, 22, 23, 24, 25 26 e 28), sendo 3 matriculados no 9o período, 4 no 8o período, 3 no 7o período, 2 no 6o período, 2 no 5o período e 2 no 4o período. A pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil e apreciada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFT. Identificamos que essa ainda é uma temática pouca abordada e vivenciada pelos estudantes do curso de Enfermagem da UFT. Há, portanto, um despreparo durante a sua formação e prestação desses cuidados em seus estágios supervisionados, sendo estes fragmentados, dificultando, assim, a aprendizagem e a assistência integral à população. Considerando os conhecimentos prévios e vivências dos estudantes sobre as PICs, aqueles demonstraram-se limitados em relação ao conhecimento teórico-prático acerca da temática. Entretanto, reconheceram a importância dos aspectos biológico, psicológico, espiritual e social para uma abordagem integral, holística e humanizada ao ser humano e demonstraram interesse em aprofundar seu conhecimento sobre o tema. No entanto, vale ressaltar que essa pesquisa não buscou apontar um único e/ou melhor caminho para o ensino das PICs. Pensando nisso, criou-se um perfil público educacional na rede social instagram (@conhecendoaspics) com a finalidade de produzir foto-histórias, descrever, introduzir e divulgar para estudantes, professores, profissionais da área da saúde, pesquisadores e público em geral informações científicas acerca das 29 PICs. Portanto, o estudo foi de grande valia, uma vez que apontou lacunas no ensino das PICs no currículo do curso de Enfermagem da UFT, fato este que interfere no conhecimento e interesse dos estudantes em relação a essas práticas. Entretanto, frente ao aumento da demanda por esse campo de atuação, o estudo traz importantes reflexões para os estudantes, docentes e demais interessados na temática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.393 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe PDF | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Integrativas e Complementares. Conhecimento. Estudantes de enfermagem. Ensino superior. Universidades. | pt_BR |
Título: dc.title | CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ACERCA DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: O ENSINO DAS PICS E SUAS RELAÇÕES NA GRADUAÇÃO | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino em Ciências e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final_Biblioteca_Naiara Mesquita.pdf | 8,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722660/2/Dissertação Final_Biblioteca_Naiara Mesquita.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons