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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Leonardo Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T15:10:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T15:10:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Candomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - O caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722658 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente projeto investigou o potencial do terreiro de Candomblé como lugar de ensino e aprendizagem, que venha a contribuir para a aprendizagem em História. Através desse trabalho, busca-se contribuir com a implementação da Lei 10.639/03 e para a promoção de uma educação antirracista. Para que a pesquisa se concretizasse, um estudo de caso foi feito sobre a casa Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, localizada no município de Ituiutaba-MG. A casa, com 8 anos de fundação, possui um histórico na atuação e na formação de professores. Foram estudadas as ações da casa e a história do Candomblé e foram realizadas entrevistas com 3 professores de História e dois professores do Ensino Superior. Para o produto do trabalho, foi elaborado uma proposta didática que busca valorizar os saberes ancestrais preservados nos terreiros de Candomblé. Toda a análise foi feita sob a luz da História Cultural, buscando compreender o geral através do específico. É fundamental ter-se claro que a proposta apresentada neste trabalho não pretende explorar o espaço do terreio em sua dimensão de fé, mas tão somente, seu potencial como lugar de memória das comunidades que preservaram saberes e costumes de matriz africana. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Históricos no Espaço Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular e saberes tradicionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Candomblé e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ancestralidade, valores civilizatórios afro-brasileiros | pt_BR |
Título: dc.title | Candomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - O caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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