Candomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - O caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Leonardo Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T15:10:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T15:10:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherCandomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - O caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722658-
Resumo: dc.description.abstractO presente projeto investigou o potencial do terreiro de Candomblé como lugar de ensino e aprendizagem, que venha a contribuir para a aprendizagem em História. Através desse trabalho, busca-se contribuir com a implementação da Lei 10.639/03 e para a promoção de uma educação antirracista. Para que a pesquisa se concretizasse, um estudo de caso foi feito sobre a casa Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin, localizada no município de Ituiutaba-MG. A casa, com 8 anos de fundação, possui um histórico na atuação e na formação de professores. Foram estudadas as ações da casa e a história do Candomblé e foram realizadas entrevistas com 3 professores de História e dois professores do Ensino Superior. Para o produto do trabalho, foi elaborado uma proposta didática que busca valorizar os saberes ancestrais preservados nos terreiros de Candomblé. Toda a análise foi feita sob a luz da História Cultural, buscando compreender o geral através do específico. É fundamental ter-se claro que a proposta apresentada neste trabalho não pretende explorar o espaço do terreio em sua dimensão de fé, mas tão somente, seu potencial como lugar de memória das comunidades que preservaram saberes e costumes de matriz africana.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Históricos no Espaço Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular e saberes tradicionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCandomblé e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAncestralidade, valores civilizatórios afro-brasileirospt_BR
Título: dc.titleCandomblé e Ensino de História: o terreiro como um local de ensino-aprendizagem - O caso do Ilê Axé Tobi Babá Olorigbin (2013-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons