DICT and English Teaching: Teaching English with Digital Technologies in the final years of Elementary School

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Ruanna Bourguignon Gava-
Autor(es): dc.contributor.authorMaissiat, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-15T14:31:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-15T14:31:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-07-
identificador: dc.identifier.otherDICT and English Teaching: Teaching English with Digital Technologies in the final years of Elementary Schoolpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722657-
Resumo: dc.description.abstractVisando o desenvolvimento social e humano de alunos e professores, em um mundo permeado por recursos multimidiáticos e de multiletramentos (ROJO, 2009), a leitura do mundo deve “articular modalidades diversas para além da escrita e que são influenciados pelas mudanças sociais e tecnológicas dos tempos atuais” (RIBEIRO, 2021, p.94).Tendo em vista isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2013), com foco na formação de professores de língua inglesa acerca do uso pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle, e que teve como público-alvo um grupo de professores de inglês do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do estado do Espírito Santo. O principal objetivo da pesquisa foi analisar as percepções e como se encontrava a realidade para a oferta e uso de tecnologias digitais da equipe docente da área de Língua Inglesa dessa rede por meio de dados coletados com este grupo de professores, bem como propor práticas pedagógicas fazendo uso de TDICs nos anos finais do Ensino Fundamental. No primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática do tipo ensaio (revisão da produção acadêmica) acerca do tema formação continuada de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias no ensino de inglês, tendo como aporte teórico trabalhos de autores como BAKHTIN (2003), FREIRE (2005), KENSKI (2003), LEFFA (2006), MORIN (2007), ROJO (2009, 2012), SAVIANI (2013) e VYGOTSKY (2010), e pelos fundamentos do materialismo históricodialético de Karl Marx. A metodologia de ensino utilizada na formação foi calcada em autores com base histórico-cultural, como Bakhtin, Freire, Morin, Rojo, Saviani e Vygotsky. A formação permitiu que os professores compartilhassem atividades e projetos desenvolvidos em suas aulas, trocassem experiências com pares afins, fizessem reflexões e que houvesse mudanças na sua prática e visão de mundo, contribuindo para sua práxis educativa (FREIRE), atingindo um dos objetivos iniciais desta pesquisa. O produto final da pesquisa é um e-book para divulgação em rede dos materiais educativos da formação continuada piloto de professores e os conteúdos que eles criaram durante esse curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isoen_USpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Título: dc.titleDICT and English Teaching: Teaching English with Digital Technologies in the final years of Elementary Schoolpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons