Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Ruanna Bourguignon Gava | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maissiat, Jaqueline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-15T14:31:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-15T14:31:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | DICT and English Teaching: Teaching English with Digital Technologies in the final years of Elementary School | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Visando o desenvolvimento social e humano de alunos e professores, em um mundo permeado por recursos multimidiáticos e de multiletramentos (ROJO, 2009), a leitura do mundo deve “articular modalidades diversas para além da escrita e que são influenciados pelas mudanças sociais e tecnológicas dos tempos atuais” (RIBEIRO, 2021, p.94).Tendo em vista isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2013), com foco na formação de professores de língua inglesa acerca do uso pedagógico de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) por meio do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle, e que teve como público-alvo um grupo de professores de inglês do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública do estado do Espírito Santo. O principal objetivo da pesquisa foi analisar as percepções e como se encontrava a realidade para a oferta e uso de tecnologias digitais da equipe docente da área de Língua Inglesa dessa rede por meio de dados coletados com este grupo de professores, bem como propor práticas pedagógicas fazendo uso de TDICs nos anos finais do Ensino Fundamental. No primeiro momento foi realizada uma revisão sistemática do tipo ensaio (revisão da produção acadêmica) acerca do tema formação continuada de professores de língua inglesa e o uso de tecnologias no ensino de inglês, tendo como aporte teórico trabalhos de autores como BAKHTIN (2003), FREIRE (2005), KENSKI (2003), LEFFA (2006), MORIN (2007), ROJO (2009, 2012), SAVIANI (2013) e VYGOTSKY (2010), e pelos fundamentos do materialismo históricodialético de Karl Marx. A metodologia de ensino utilizada na formação foi calcada em autores com base histórico-cultural, como Bakhtin, Freire, Morin, Rojo, Saviani e Vygotsky. A formação permitiu que os professores compartilhassem atividades e projetos desenvolvidos em suas aulas, trocassem experiências com pares afins, fizessem reflexões e que houvesse mudanças na sua prática e visão de mundo, contribuindo para sua práxis educativa (FREIRE), atingindo um dos objetivos iniciais desta pesquisa. O produto final da pesquisa é um e-book para divulgação em rede dos materiais educativos da formação continuada piloto de professores e os conteúdos que eles criaram durante esse curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de inglês | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
Título: dc.title | DICT and English Teaching: Teaching English with Digital Technologies in the final years of Elementary School | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons