Eu sinto, tu sentes, nós conhecemos? Diálogos sobre autorregulação emocional na Educação Física Escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNogueira, Daniela-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Kátia Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-14T18:38:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-14T18:38:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-15-
identificador: dc.identifier.otherDANIELANOGUEIRA2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722617-
Resumo: dc.description.abstractEste livro, cujo tema central é a emoção, compreende o fruto de uma trajetória de muito suor e muito carinho. Minhas observações e provocações têm origem no trabalho com turmas de Ensino Médio e resultam de situações que indicam, ao longo dos anos, o aumento dos casos de ansiedade em estudantes da 3ª série e o surgimento de outras questões relacionadas às emoções no espaço escolar. Os estudantes da 3ª série estão na iminência de ingressar no Ensino Superior e no mercado de trabalho e são eles que lidam com os desafios de conciliar a rotina de estudo, ao terminar o Ensino Médio. Daí surgiu o meu desejo de pensar sobre o assunto de forma embasada em algum referencial teórico que me fornecesse pistas sobre o que fazer em sala de aula, mais especificamente nas aulas de Educação Física. O ingresso no Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II e o vínculo com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação em Educação (GEPEAIINEDU), me permitiram conhecer a Teoria Social Cognitiva e o conceito de autorregulação emocional (ARE), também chamado regulação emocional. O livro com propostas de oficinas que você tem em mãos tem os seguintes objetivos: (1) Estimular o desenvolvimento das habilidades de: perceber as próprias emoções; identificar estratégias de autorregulação para gerenciar e enfrentar emoções negativas no contexto escolar; estabelecer metas, analisar e avaliar os resultados da aplicação dessas estratégias; (2) Apresentar princípios da autorregulação emocional (ARE) e as cinco grandes famílias da ARE, segundo James Gross; (3) Provocar reflexões sobre algumas relações entre emoções, respiração e relaxamento, em uma perspectiva teórico-prática, na Educação Física Escolar. O livro apresentará dez oficinas com sugestões de atividades para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. As oficinas têm como foco: a vivência de cada uma das famílias da autorregulação emocional de Gross (2002), técnicas de relaxamento e técnicas de respiração. A fim de favorecer a identificação do público do Ensino Médio com o material, criamos uma personagem de nome “Maria Cândida”. Maria Cândida escreve, em cada oficina, cartas para os estudantes. Como ferramenta de apoio para atividades de respiração foram produzidos três podcasts. As orientações ao docente visam contextualizar a proposta e oferecer sugestões de tarefas para os estudantes em seus períodos extraescolares, chamadas no caderno de oficinas como Tarefas para a Vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,52 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação física escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautorregulação emocionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleEu sinto, tu sentes, nós conhecemos? Diálogos sobre autorregulação emocional na Educação Física Escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons