Escola: um lugar para o sujeito

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO NETO, Janaina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-14T17:06:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-14T17:06:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-14-
identificador: dc.identifier.otherEscola: um lugar para o sujeitopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722599-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta-se como um projeto de extensão que foi desenvolvido a partir da pesquisa intitulada As subjetividades dos estudantes e suas implicações no ambiente escolar: momentos de escuta, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu “Ensino na Educação Básica” do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Partindo da coleta de dados da pesquisa o produto foi pensado com vistas a criar condições para que a expressão das subjetividades dos estudantes pudesse ganhar espaço na escola. Para tanto a atividade de extensão propõe entrevista, uma produção de diário escolar por parte dos estudantes e momentos de escuta a partir das questões trazidas por eles. Pretendese, que por meio dessa atividade o estudante assuma um papel ativo em sua trajetória escolar, refletindo sobre a escola e sobre seu processo de aprendizagem, suas dificuldades e os entraves com os quais se depara em sua escolarização. Como consequência desse processo destaca-se o aperfeiçoamento da autonomia do estudante com consequentes avanços em seu percurso educacional. O referencial teórico do qual partiram a pesquisa e o produto educacional trata-se dos estudos realizados por Rinaldo Voltolini (2011) e Maria Cristina Kupfer (2013) que trazem uma intersecção entre a teoria psicanalítica e a educação, e que põe em evidência a presença do inconsciente para elucidar aspectos da cena educativa. Entendendo que o saber e a fala não são recursos exclusivos dos educadores, este produto educacional aponta alternativas viáveis para momentos de escuta dos estudantes e valorização dos seus dizeres como fundamentais ao processo de escolarização.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent302 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscutapt_BR
Título: dc.titleEscola: um lugar para o sujeitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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