Ensino de Funções trigonométricas seno e cosser por meio de atividades no Geogebra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA NETO, Aureliano Rocha Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-14T17:02:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-14T17:02:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
identificador: dc.identifier.otherAureliano Rocha Rodrigues da Costa Neto - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722598-
Resumo: dc.description.abstractEste encarte é parte de uma dissertação de mestrado de Costa Neto (2022), com o tema: Ensino das funções trigonométricas seno e cosseno por atividades com o geogebra, que teve como foco principal a exploração de conhecimentos matemáticos sobre as funções seno e cosseno usando um software de geometria dinâmica. Ao construir a sequência de atividades, o direcionamento era desenvolver um material para que o professor utilize um software de geometria dinâmica para auxiliar na aprendizagem dos alunos sobre as funções trigonométricas. A motivação para esse trabalho veio no decorrer do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará durante a disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática. O impacto que teve o computador na sociedade levou a uma reflexão sobre seu uso em sala de aula. Com o surgimento de diferente software para o ensino da matemática e sua incorporação na sala de aula, é necessário que o professor consiga acompanhar as evoluções tecnológicas podendo, dessa forma, usar o computador para introduzir conceitos de matemática. "A existência do computador aumenta para os professores de matemática o desafio de projetar atividades para aproveitar o potencial desses recursos para abordoar novas formas de aprender "(ARCAVI & HADAS, 2000, p. 41). Martin (2000) aborda que a tecnologia deve ser usada na educação matemática, bem como enfatizar o uso do conhecimento matemático, indo além de procedimentos de rotina que são tão presentes nas aulas de matemática. Mudanças recentes no ensino aprendizagem de matemática reconhecem no currículo a importância do uso de calculadoras e computadores na aprendizagem dos alunos. Embora tenha sido dado um grande impulso às novas tecnologias, muitos professores rejeitam o uso de calculadoras, aplicativos e computadores, porque eles acreditam que seu uso irá atrapalhar outras habilidades. Hitt (1998) ressalta que o professor de matemática vai sentir a necessidade de mudança quando se apresentar materiais e estudos que mostram a eficácia da tecnologia na sala de aula, na qual este conceito está imerso em uma situação-problema e onde procurará sistema de representação adequada para exibi-lopt_BR
Tamanho: dc.format.extent6106pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Título: dc.titleEnsino de Funções trigonométricas seno e cosser por meio de atividades no Geogebrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais