ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO POR ATIVIDADES COM O GEOGEBRA - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA NETO, Aureliano Rocha Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-14T16:51:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-14T16:51:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-14-
identificador: dc.identifier.otherAureliano Rocha Rodrigues da Costa Neto - Dissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722597-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo notar como os alunos do segundo ano do ensino médio apropriaram-se das funções trigonométricas, quando interagem com um software de geometria dinâmica “Geogebra”, bem como quais conhecimentos matemáticos mobilizam quando desenvolvem uma sequência de atividades que compreendem esse assunto. Assim a pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão: A utilização de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra potencializa a aprendizagem de funções trigonométricas? O lócus escolhido para a pesquisa foi uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de São João da Ponta-Pa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino Médio. As teorias que embasaram a pesquisa foram a Teoria de Rabardel para compreender como os alunos interagem com o Geogebra e quais conteúdos matemáticos movimentam no desenvolvimento da sequência de atividades e a teoria dos registros de representações semióticas para analisar todos os dados coletados a partir de anotações escritas e gravações de áudio e vídeo. A sequência de atividades aplicada apresenta um total de 12 atividades, dividida em 3 seções, sendo a primeira sobre a função seno, em seguida a função cosseno e por último as funções seno e cosseno juntas. Os resultados direcionaram para a materialização dos diferentes registros semióticos do nosso objeto matemático, que é uma qualidade indispensável para sua apreensão. As atividades apresentadas contribuíram para o conhecimento e entendimento gráfico, algébrico e na sua linguagem natural do objeto matemático abordado. No geral, verificou-se uma interação bastante significativa dos alunos com as funções trigonométricas intermediado pelo uso do Geogebra durante toda sua aplicação, que resultou em uma aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos. Podemos destacar também toda a disposição e compromisso dos alunos em realizar as atividades da nossa sequência de ensino.-
Tamanho: dc.format.extent19446-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de Rabardel,-
Palavras-chave: dc.subjectGeogebra-
Palavras-chave: dc.subjectFunções Trigonométricas-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise Semiótica-
Título: dc.titleENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO POR ATIVIDADES COM O GEOGEBRA - Dissertação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais