Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA NETO, Aureliano Rocha Rodrigues da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-14T16:51:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-14T16:51:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aureliano Rocha Rodrigues da Costa Neto - Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722597 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo notar como os alunos do segundo ano do ensino médio apropriaram-se das funções trigonométricas, quando interagem com um software de geometria dinâmica “Geogebra”, bem como quais conhecimentos matemáticos mobilizam quando desenvolvem uma sequência de atividades que compreendem esse assunto. Assim a pesquisa teve a intensão de responder a seguinte questão: A utilização de uma sequência de atividades utilizando o Geogebra potencializa a aprendizagem de funções trigonométricas? O lócus escolhido para a pesquisa foi uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de São João da Ponta-Pa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino Médio. As teorias que embasaram a pesquisa foram a Teoria de Rabardel para compreender como os alunos interagem com o Geogebra e quais conteúdos matemáticos movimentam no desenvolvimento da sequência de atividades e a teoria dos registros de representações semióticas para analisar todos os dados coletados a partir de anotações escritas e gravações de áudio e vídeo. A sequência de atividades aplicada apresenta um total de 12 atividades, dividida em 3 seções, sendo a primeira sobre a função seno, em seguida a função cosseno e por último as funções seno e cosseno juntas. Os resultados direcionaram para a materialização dos diferentes registros semióticos do nosso objeto matemático, que é uma qualidade indispensável para sua apreensão. As atividades apresentadas contribuíram para o conhecimento e entendimento gráfico, algébrico e na sua linguagem natural do objeto matemático abordado. No geral, verificou-se uma interação bastante significativa dos alunos com as funções trigonométricas intermediado pelo uso do Geogebra durante toda sua aplicação, que resultou em uma aprendizagem mais significativa e atraente para os alunos. Podemos destacar também toda a disposição e compromisso dos alunos em realizar as atividades da nossa sequência de ensino. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 19446 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria de Rabardel, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funções Trigonométricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Semiótica | - |
Título: dc.title | ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SENO E COSSENO POR ATIVIDADES COM O GEOGEBRA - Dissertação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aureliano Rocha Rodrigues da Costa Neto - Dissertação.pdf | 19.45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722597/1/Aureliano Rocha Rodrigues da Costa Neto - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: