Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viégas, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-14T14:05:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-14T14:05:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALESSANDRARIBEIRO2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722590 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado a partir de um minucioso processo de estudo proveniente de teorias educacionais, investigações acadêmicas, e vivências pedagógicas, construídas a partir da pesquisa intitulada “QUEM FORMA SE FORMA AO FORMAR: o letramento científico docente na Educação Infantil”, desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II - RJ. O objetivo principal deste produto educacional é fomentar discussões sobre as possibilidades e potencialidades do letramento científico docente e suas contribuições para o desenvolvimento de projetos pedagógicos que envolvam as ciências da natureza na Educação Infantil. Apresentando-se como mais uma fonte de pesquisa para professores que atuam na educação das infâncias, o caderno versará sobre alguns temas debatidos no curso de formação continuada de curta duração intitulado "Letramento Científico Docente - uma construção coletiva" realizado junto às professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil Governador Eduardo Campos, situada no município de Niterói - RJ. Ressalta-se que as discussões dispostas neste caderno pedagógico se ancoram nos eixos SULeadores da Educação Infantil, os quais destacam que a construção do conhecimento deve ocorrer a partir da valorização das experiências infantis, possibilitadas pelas interações e brincadeiras ((DCNEI) (BRASIL, 2010)). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,37 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Científico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
Título: dc.title | Letramento Científico Docente uma construção coletiva na Educação Infantil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALESSANDRARIBEIRO2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 3.46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722590/2/ALESSANDRARIBEIRO2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons