ENSINO DE VOLUME DE PRISMAS E PIRÂMIDES POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA - Dissertação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDES, Edivan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T10:59:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T10:59:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
identificador: dc.identifier.otherEdivan Mendes - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722518-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida a partir do problema científico, é possível ensinar volume de prismas e pirâmides por atividades, considerando para além do conhecimento do conteúdo, os conhecimentos pedagógico e tecnológico? Para solucionar esse problema, traçamos como objetivo: produzir um produto educacional para o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio do uso de atividades do Geogebra, que combine, o conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico. A fim de alcançar o objetivo proposto, optamos por realizar uma pesquisa quanti-qualitativa, em que fizemos inicialmente um estudo bibliográfico com base em artigos, dissertações, teses e livros; depois realizamos pesquisa de campo por meio de questionários, em que os sujeitos que contribuíram com a pesquisa foram 36 professores de Matemática do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão, os quais atuavam nos municípios de Viana, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão e Cajari. O referencial teórico da pesquisa, teve como base a concepção de Shulman sobre os saberes docente, o modelo TPACK concebido por Koehler e Misha, que trata da combinação entre o conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento tecnológico, e o ensino por atividades na visão de Sá. Essas concepções serviram para nortear a análise da pesquisa e o processo de produção do produto educacional. A partir do referencial teórico e da metodologia descrita, produzimos o produto educacional denominado “Guia de atividades para o ensino de volume de prismas e pirâmides no Geogebra”. A construção do produto educacional foi precedida de uma pesquisa de campo, em que consultamos os professores, para sabermos a perspectiva deles, sobre o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio de atividades no Geogebra. Nessa pesquisa verificamos que 8,3% dos professores haviam utilizado o Geogebra para fixar o conteúdo volume de prismas e pirâmides, porém nenhum deles utilizou para iniciar às aulas. No entanto, para 88,9%, o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio de atividades, favorecerá a aprendizagem dos alunos, sendo que 100% demonstraram bastante interesse em ensinar esse conteúdo por meio de atividades no Geogebra. Mediante as informações obtidas, construímos o Guia de atividades para o ensino de volume de prismas e pirâmides no Geogebra, depois de pronto, apresentamos e distribuímos aos professores pesquisados em formato de arquivo pdf. Os quais avaliaram e aprovaram o material, validando seu uso em sala de aula. Portanto, mediante a avaliação feita pelos professores, concluirmos que o produto educacional possibilita o ensino de volume de prismas e pirâmides, a partir da associação entre o conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento tecnológico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9598pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVolume de prismas e pirâmidespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia de Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE VOLUME DE PRISMAS E PIRÂMIDES POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais