Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENDES, Edivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T10:59:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T10:59:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edivan Mendes - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação foi desenvolvida a partir do problema científico, é possível ensinar volume de prismas e pirâmides por atividades, considerando para além do conhecimento do conteúdo, os conhecimentos pedagógico e tecnológico? Para solucionar esse problema, traçamos como objetivo: produzir um produto educacional para o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio do uso de atividades do Geogebra, que combine, o conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico e o conhecimento tecnológico. A fim de alcançar o objetivo proposto, optamos por realizar uma pesquisa quanti-qualitativa, em que fizemos inicialmente um estudo bibliográfico com base em artigos, dissertações, teses e livros; depois realizamos pesquisa de campo por meio de questionários, em que os sujeitos que contribuíram com a pesquisa foram 36 professores de Matemática do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão, os quais atuavam nos municípios de Viana, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão e Cajari. O referencial teórico da pesquisa, teve como base a concepção de Shulman sobre os saberes docente, o modelo TPACK concebido por Koehler e Misha, que trata da combinação entre o conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento tecnológico, e o ensino por atividades na visão de Sá. Essas concepções serviram para nortear a análise da pesquisa e o processo de produção do produto educacional. A partir do referencial teórico e da metodologia descrita, produzimos o produto educacional denominado “Guia de atividades para o ensino de volume de prismas e pirâmides no Geogebra”. A construção do produto educacional foi precedida de uma pesquisa de campo, em que consultamos os professores, para sabermos a perspectiva deles, sobre o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio de atividades no Geogebra. Nessa pesquisa verificamos que 8,3% dos professores haviam utilizado o Geogebra para fixar o conteúdo volume de prismas e pirâmides, porém nenhum deles utilizou para iniciar às aulas. No entanto, para 88,9%, o ensino de volume de prismas e pirâmides por meio de atividades, favorecerá a aprendizagem dos alunos, sendo que 100% demonstraram bastante interesse em ensinar esse conteúdo por meio de atividades no Geogebra. Mediante as informações obtidas, construímos o Guia de atividades para o ensino de volume de prismas e pirâmides no Geogebra, depois de pronto, apresentamos e distribuímos aos professores pesquisados em formato de arquivo pdf. Os quais avaliaram e aprovaram o material, validando seu uso em sala de aula. Portanto, mediante a avaliação feita pelos professores, concluirmos que o produto educacional possibilita o ensino de volume de prismas e pirâmides, a partir da associação entre o conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento tecnológico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9598 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Volume de prismas e pirâmides | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia de Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE VOLUME DE PRISMAS E PIRÂMIDES POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Edivan Mendes - Dissertação.pdf | 9,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722518/1/Edivan Mendes - Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: