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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T19:21:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T19:21:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luana Maia da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722508 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute o caráter educativo do filme em sala de aula como instrumento pedagógico reflexivo e como fonte de análise interdisciplinar e transdisciplinar. Diante desse caráter abrangente da análise fílmica o presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados e as reflexões em torno de uma formação para o Ensino de História da Idade Média por meio do uso do filme O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud que data de 1986 ambientado na baixa Idade Média (ano de 1327) baseado no romance homônimo de Humberto Eco. A referente pesquisa é fruto da formação ocorrida com a participação coletiva dos estudantes por meio do método da pesquisa-ação que permite segundo Barbier (2007), uma permanente reflexão sobre a ação do pesquisador tendo em vista que a técnica da pesquisa-ação possibilita discutir o “o problema” ou “a situação” para que a partir dessa indagação se obtenha uma intervenção extraída por meio da análise dos questionários e relatos levantamentos e debates realizados de forma remota por meio da plataforma gratuita Google Meet e da aplicação de perguntas pelo Google Forms. Recorremos a abordagem qualitativa porque, de acordo com Zanette (2017) ela permiti abordar o ponto de vista dos sujeitos e dos personagens envolvidos nos processos educativos. A formação desenvolvida se propôs a investigar as percepções e experiências desses alunos a fim de verificar se os mesmos conseguiam aprender por meio da análise fílmica o contexto religioso da Baixa Idade Média e identificar as nuances entre o sagrado e o profano discutido na obra cinematográfica. Como produto final das reflexões colhidas foi realizada a montagem de uma sequência didática contendo técnicas e instrumentos que nortearão o docente de como trabalhar a película no ensino de história. Ao abordarmos as etapas necessárias para a produção de uma sequência didática nos respaldaremos em Oliveira (2013), Kobashigawa, (2008), Zabala (1998) e Libâneo (2013). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4560 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Idade Média | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filme O Nome da Rosa | pt_BR |
Título: dc.title | O FILME O NOME DA ROSA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA: As representações do sagrado e do profano na Idade Média no Centro de Ensino União, em Imperatriz – MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Augusto César Ferreira Barbosa UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2022 | 4,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722508/2/Augusto César Ferreira Barbosa UFT.pdfDownload |
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