O FILME O NOME DA ROSA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA: As representações do sagrado e do profano na Idade Média no Centro de Ensino União, em Imperatriz – MA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Luana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T19:21:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T19:21:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherLuana Maia da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722508-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute o caráter educativo do filme em sala de aula como instrumento pedagógico reflexivo e como fonte de análise interdisciplinar e transdisciplinar. Diante desse caráter abrangente da análise fílmica o presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados e as reflexões em torno de uma formação para o Ensino de História da Idade Média por meio do uso do filme O Nome da Rosa, de Jean-Jacques Annaud que data de 1986 ambientado na baixa Idade Média (ano de 1327) baseado no romance homônimo de Humberto Eco. A referente pesquisa é fruto da formação ocorrida com a participação coletiva dos estudantes por meio do método da pesquisa-ação que permite segundo Barbier (2007), uma permanente reflexão sobre a ação do pesquisador tendo em vista que a técnica da pesquisa-ação possibilita discutir o “o problema” ou “a situação” para que a partir dessa indagação se obtenha uma intervenção extraída por meio da análise dos questionários e relatos levantamentos e debates realizados de forma remota por meio da plataforma gratuita Google Meet e da aplicação de perguntas pelo Google Forms. Recorremos a abordagem qualitativa porque, de acordo com Zanette (2017) ela permiti abordar o ponto de vista dos sujeitos e dos personagens envolvidos nos processos educativos. A formação desenvolvida se propôs a investigar as percepções e experiências desses alunos a fim de verificar se os mesmos conseguiam aprender por meio da análise fílmica o contexto religioso da Baixa Idade Média e identificar as nuances entre o sagrado e o profano discutido na obra cinematográfica. Como produto final das reflexões colhidas foi realizada a montagem de uma sequência didática contendo técnicas e instrumentos que nortearão o docente de como trabalhar a película no ensino de história. Ao abordarmos as etapas necessárias para a produção de uma sequência didática nos respaldaremos em Oliveira (2013), Kobashigawa, (2008), Zabala (1998) e Libâneo (2013).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4560 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdade Médiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilme O Nome da Rosapt_BR
Título: dc.titleO FILME O NOME DA ROSA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA: As representações do sagrado e do profano na Idade Média no Centro de Ensino União, em Imperatriz – MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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