CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A ESTIMULAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÉ-ESCOLA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRUBIM, RUTH-
Autor(es): dc.contributor.authorCAPOSSOLI, EDUARDO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T18:44:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T18:44:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
identificador: dc.identifier.otherRUTHRUBIM2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722506-
Resumo: dc.description.abstractA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reconhece a Pré-escola como a primeira etapa de matrícula obrigatória da Educação Básica. Por esse motivo, estudos que a tenham como enfoque devem ser fontes de reflexão para aqueles que atuam junto aos pré-escolares. A fim de contribuir com a prática docente, este caderno de orientações pedagógicas tem o objetivo de estimular a leitura literária e a consciência fonológica na Pré-escola por meio da aplicação de sequências didáticas. Trazemos como principais referenciais teóricos: Adams et al (2012), Basso (2006), Cosson (2006), López (2018), Corsino (2009, 2014), Mousinho et al (2018), Morais (2019), Soares (2011, 2014, 2016, 2018) entre outros. Por meio deste estudo, dialogaremos sobre o trabalho com o texto literário de maneira que levem as crianças a se apropriarem do mesmo como fonte de deleite. Também é a partir da idade pré-escolar que os infantes passam a refletir mais sobre os sons da língua materna e, portanto, ações de estímulo à consciência fonológica também serão fomentadas nesta etapa de Educação. Sendo assim, esse material é consequência de uma pesquisa de mestrado que foi elaborada com professores que atuam ou já atuaram na Pré-escola e visa contribuir com as propostas pedagógicas nessa etapa de Educação. As sequências didáticas aqui contidas foram avaliadas pelos professores que participaram da pesquisa, sendo consideradas propostas lúdicas que atendem aos objetivos estabelecidos. Entendemos a relevância da pesquisa visto que, num tempo relativamente recente, a Pré-escola tornou-se a primeira etapa da Educação Básica e muito se tem a vislumbrar para esse grupamento de crianças que estão em amplitude de experiências em relação aos diversos mundos que o cercam, inclusive o mundo literário e linguístico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPré-escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectleitura literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsciência fonológicapt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A ESTIMULAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÉ-ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
RUTHRUBIM2022PRODEDUC.pdfPRODUTO EDUCACIONAL1.66 MBAdobe PDF/bitstream/capes/722506/2/RUTHRUBIM2022PRODEDUC.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons