Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RUBIM, RUTH | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAPOSSOLI, EDUARDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T18:44:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T18:44:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | RUTHRUBIM2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722506 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional reconhece a Pré-escola como a primeira etapa de matrícula obrigatória da Educação Básica. Por esse motivo, estudos que a tenham como enfoque devem ser fontes de reflexão para aqueles que atuam junto aos pré-escolares. A fim de contribuir com a prática docente, este caderno de orientações pedagógicas tem o objetivo de estimular a leitura literária e a consciência fonológica na Pré-escola por meio da aplicação de sequências didáticas. Trazemos como principais referenciais teóricos: Adams et al (2012), Basso (2006), Cosson (2006), López (2018), Corsino (2009, 2014), Mousinho et al (2018), Morais (2019), Soares (2011, 2014, 2016, 2018) entre outros. Por meio deste estudo, dialogaremos sobre o trabalho com o texto literário de maneira que levem as crianças a se apropriarem do mesmo como fonte de deleite. Também é a partir da idade pré-escolar que os infantes passam a refletir mais sobre os sons da língua materna e, portanto, ações de estímulo à consciência fonológica também serão fomentadas nesta etapa de Educação. Sendo assim, esse material é consequência de uma pesquisa de mestrado que foi elaborada com professores que atuam ou já atuaram na Pré-escola e visa contribuir com as propostas pedagógicas nessa etapa de Educação. As sequências didáticas aqui contidas foram avaliadas pelos professores que participaram da pesquisa, sendo consideradas propostas lúdicas que atendem aos objetivos estabelecidos. Entendemos a relevância da pesquisa visto que, num tempo relativamente recente, a Pré-escola tornou-se a primeira etapa da Educação Básica e muito se tem a vislumbrar para esse grupamento de crianças que estão em amplitude de experiências em relação aos diversos mundos que o cercam, inclusive o mundo literário e linguístico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | consciência fonológica | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A ESTIMULAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA PRÉ-ESCOLA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RUTHRUBIM2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 1.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722506/2/RUTHRUBIM2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons