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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Natércia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T18:17:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T18:17:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Natércia Cristyna Freitas Morais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722505 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma proposta da inserção do ensino de História Indígena, na Escola Maria Lenir Araújo Meneses, que tem, entre os 35 alunos regularmente matriculados no oitavo ano A vespertino, 2 alunas e 1 aluno da etnia Tenetehara. Nesse sentido, a proposta metodológica busca contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática interétnica, na perspectiva da valorização povos Tenetehara, como estratégia para dirimir a discriminação acerca do modo de ser e de organizações socioculturais dessa etnia, que habita a zona urbana. Esta proposta visa o enfrentamento do modelo eurocêntrico que é perpetuado pelo ensino de História tradicional. Dessa forma, a epistemologia decolonial direcionou a práxis propositiva, por meio da interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica de combate inferiorização enfrentada pelos povos indígenas. Assim, construí uma proposição didática que abrisse as portas da escola para a entrada dos saberes indígenas, como meio de efetivar uma prática educacional, dialógica e horizotalinzante, a fim de combater a colonialidade do saber. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1729 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tenetehara | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História Indígena: a valorização das diferenças étnicas na Escola Maria Lenir Araújo Meneses em Barra do Corda-MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2021 | 1,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722505/2/Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdfDownload |
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