Ensino de História Indígena: a valorização das diferenças étnicas na Escola Maria Lenir Araújo Meneses em Barra do Corda-MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantins - UFTpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Natércia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T18:17:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T18:17:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherNatércia Cristyna Freitas Moraispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722505-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta os resultados de uma proposta da inserção do ensino de História Indígena, na Escola Maria Lenir Araújo Meneses, que tem, entre os 35 alunos regularmente matriculados no oitavo ano A vespertino, 2 alunas e 1 aluno da etnia Tenetehara. Nesse sentido, a proposta metodológica busca contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática interétnica, na perspectiva da valorização povos Tenetehara, como estratégia para dirimir a discriminação acerca do modo de ser e de organizações socioculturais dessa etnia, que habita a zona urbana. Esta proposta visa o enfrentamento do modelo eurocêntrico que é perpetuado pelo ensino de História tradicional. Dessa forma, a epistemologia decolonial direcionou a práxis propositiva, por meio da interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica de combate inferiorização enfrentada pelos povos indígenas. Assim, construí uma proposição didática que abrisse as portas da escola para a entrada dos saberes indígenas, como meio de efetivar uma prática educacional, dialógica e horizotalinzante, a fim de combater a colonialidade do saber.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1729 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeneteharapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História Indígena: a valorização das diferenças étnicas na Escola Maria Lenir Araújo Meneses em Barra do Corda-MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 20211.73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/722505/2/Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons