Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins - UFT | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Natércia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-13T18:17:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-13T18:17:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Natércia Cristyna Freitas Morais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722505 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta os resultados de uma proposta da inserção do ensino de História Indígena, na Escola Maria Lenir Araújo Meneses, que tem, entre os 35 alunos regularmente matriculados no oitavo ano A vespertino, 2 alunas e 1 aluno da etnia Tenetehara. Nesse sentido, a proposta metodológica busca contribuir para a implementação da Lei 11.645/2008 na escola, abordando questões relacionadas à temática interétnica, na perspectiva da valorização povos Tenetehara, como estratégia para dirimir a discriminação acerca do modo de ser e de organizações socioculturais dessa etnia, que habita a zona urbana. Esta proposta visa o enfrentamento do modelo eurocêntrico que é perpetuado pelo ensino de História tradicional. Dessa forma, a epistemologia decolonial direcionou a práxis propositiva, por meio da interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica de combate inferiorização enfrentada pelos povos indígenas. Assim, construí uma proposição didática que abrisse as portas da escola para a entrada dos saberes indígenas, como meio de efetivar uma prática educacional, dialógica e horizotalinzante, a fim de combater a colonialidade do saber. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1729 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tenetehara | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História Indígena: a valorização das diferenças étnicas na Escola Maria Lenir Araújo Meneses em Barra do Corda-MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2021 | 1,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722505/2/Natércia Cristyna Freitas Morais UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons