INTERCULTURALIDADE EM AÇÃO: ABC da Alfabetização e Letramento Para as Relações Étnico-Raciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmancio, Simone-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Rogerio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-13T13:26:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-13T13:26:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-09-
identificador: dc.identifier.otherSIMONEAMANCIO2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722501-
Resumo: dc.description.abstractPautado na perspectiva da interculturalidade crítica e da perspectiva decolonial na priorização da valorização da diversidade nos ambientes escolares, o material a seguir é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “Minha gente também tem história: Educação intercultural em turmas dos anos iniciais de uma escola em Magé.” construída no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, vinculada ao Colégio Pedro II. O caderno de atividades a seguir, é o Produto Educacional da dissertação, e foi construído a partir da análise dos dados, que evidenciaram a necessidade de produção de materiais didáticos que articulem o processo de alfabetização e letramento com a educação para as relações étnico-raciais. O campo da pesquisa foi uma escola, localizada em território de uma comunidade de quilombo remanescente na cidade de Magé/RJ. De natureza qualitativa, foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação participante, proporcionando o envolvimento da pesquisadora e dos envolvidos na pesquisa, dentre eles, a comunidade local, vivenciando em conjunto a análise da realidade. O caderno de atividades em evidência foi construído na intenção de corresponder a necessidade da construção de um material que articule o processo de alfabetização e letramento, estimulando e valorizando as experiências docentes que proponham a escuta de integrantes da comunidade local sobre suas histórias, saberes e modo de vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,86 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectletramentopt_BR
Título: dc.titleINTERCULTURALIDADE EM AÇÃO: ABC da Alfabetização e Letramento Para as Relações Étnico-Raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons