Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, BRUCE MARLON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T20:00:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T20:00:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação - Bruce Marlon Costa - Após a Banca | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722469 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A organização curricular do município de Caxias do Sul foi alterada com aporte nas conferências relativas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que resultou na introdução do Referencial Curricular (DOCCX) no ano de 2019. O corolário dessa operação na EMEF Mario Pedrosa foi a decodificação do bairro Jardim Elísios e da própria escola por meio do ensino de história e da etnografia. Assim, a questão “que pessoas, lugares ou práticas te fazem se sentir bem no bairro e na escola” foi respondida pelos estudantes com propósito de incitar a referencialidade, o pertencimento e o respeito com sua comunidade. Esta pergunta foi respondida por intermédio das fontes provocadas (entrevistas orais, maquetes, desenhos e fotografias), que contestaram o monopólio da escrita nas práticas escolares. Desse modo, a hipótese temporal presentismo, criada por François Hartog, foi utilizada para pensar os conceitos etnografia, patrimônio e memória, que deram suporte a esta pesquisa. Nesse ínterim, refletir sobre o método etnográfico foi valioso para o ensino de história, então, dessa meditação a etnografia do cupincha foi formulada para notabilizar o protagonismo estudantil e endossar uma postura horizontal de interação entre docentes e discentes, para assim viabilizar que o ensino de história seja significativo para seus partícipes. Além disso, pesquisamos sobre as alternativas possibilitadas pelo uso do patrimônio cultural, e mais, como a memória operou na reflexão estudantil acerca do bairro e da escola. Nesse contexto, o produto deste trabalho foi a (o) exposição/memorial iconográfico do bairro Jardim Elísios e da EMEF Mario Pedrosa e o I Seminário de Pesquisa das Escolas da Rede Municipal de Caxias do Sul, que transcorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Logo, contemplamos como os discentes se apropriaram do bairro e da escola na construção de uma articulação entre passado, presente e futuro. Por conseguinte, a autonomia estudantil foi fomentada pela produção do conhecimento a partir da etnografia do cupincha e das fontes provocadas, afinal de contas, o tempo e o espaço converteram- se em matéria prima para a elaboração de um sentido individual de bairro, por fim, os estudantes se aperceberam enquanto sujeitos ativos na produção do conhecimento histórico e com a capacidade para mudar aspectos de sua realidade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Etnografia; Patrimônio cultural; Memória; profhistoria | pt_BR |
Título: dc.title | “PROFESSOR, EU NÃO ACREDITO QUE A ESCOLA ERA ANTES UM GRANDE MILHARAL!”: O ENSINO DE HISTÓRIA E A ETNOGRAFIA DO CUPINCHA NO BAIRRO JARDIM ELÍSIOS E NA EMEF MARIO PEDROSA EM CAXIAS DO SUL – RS (1983-2019). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bruce Marlon Costa - Após a Banca.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722469/2/Dissertação - Bruce Marlon Costa - Após a Banca.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons