Uma professora muito romântica Uma história para aprender que rock pode ser romântico e canção popular é literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGoldenberg, Alessandra-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Jorge Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-10T15:50:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-10T15:50:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-02-
identificador: dc.identifier.otherALESSANDRAGOLDENBERG2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722463-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional busca colaborar com a prática da formação de leitores na Educação Básica através de uma história ferramenta que foi elaborada para elucidar questões relevantes quanto à proposta pedagógica do letramento literário, pois procura resgatar a canção popular como uma manifestação artística-literária da cultura massiva para as salas de aula, tirando-lhe o estereótipo de não-literário e não - canônico. Portanto é a valorização do cânone para que o aluno se insira na cultura letrada, sem ser excludente e sim procurando valorizar à multiplicidade de culturas letradas em circulação social. O aluno com isso é incentivado a ler o mundo partindo da sensibilização da melodia, presente na canção popular, que traz uma linguagem e temáticas próximas do seu cotidiano. Utilizamos para isso a sequência básica proposta por Cosson (2016) que seria: motivação, introdução, leitura e interpretação para ser utilizada como sugestão em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Apurou-se elaborar em sala de aula uma prática pedagógica que tenha como princípio a valorização da cultura popular, da democratização do ensino de leitura com textos cujas temáticas abordam amor, sexualidade, política, identidade que podem ser de interesse dos estudantes dessa faixa etária. Nesse bojo, foram trabalhados também temáticas como o movimento romântico, as convergências e divergências entre letra de canção e poesia e o movimento punk. Importante salientar que o docente ao optar por utilizar tais unidades precisa levar o estudante a refletir sobre o momento histórico-social das canções e do movimento literário romântico, não como estilo de época, mas enquanto mundivisão, além da intertextualidade presente nas letras de canção. Assim analisou-se a contribuição da cultura popular ao utilizar-se a letra de canção, com a função humanizadora da literatura contextualizando, de maneira crítica a sociedade na qual os alunos fazem parte e formando cidadãos capazes de compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,60 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetras de cançãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidadept_BR
Título: dc.titleUma professora muito romântica Uma história para aprender que rock pode ser romântico e canção popular é literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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