Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Goldenberg, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Jorge Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T15:50:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T15:50:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALESSANDRAGOLDENBERG2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722463 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional busca colaborar com a prática da formação de leitores na Educação Básica através de uma história ferramenta que foi elaborada para elucidar questões relevantes quanto à proposta pedagógica do letramento literário, pois procura resgatar a canção popular como uma manifestação artística-literária da cultura massiva para as salas de aula, tirando-lhe o estereótipo de não-literário e não - canônico. Portanto é a valorização do cânone para que o aluno se insira na cultura letrada, sem ser excludente e sim procurando valorizar à multiplicidade de culturas letradas em circulação social. O aluno com isso é incentivado a ler o mundo partindo da sensibilização da melodia, presente na canção popular, que traz uma linguagem e temáticas próximas do seu cotidiano. Utilizamos para isso a sequência básica proposta por Cosson (2016) que seria: motivação, introdução, leitura e interpretação para ser utilizada como sugestão em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. Apurou-se elaborar em sala de aula uma prática pedagógica que tenha como princípio a valorização da cultura popular, da democratização do ensino de leitura com textos cujas temáticas abordam amor, sexualidade, política, identidade que podem ser de interesse dos estudantes dessa faixa etária. Nesse bojo, foram trabalhados também temáticas como o movimento romântico, as convergências e divergências entre letra de canção e poesia e o movimento punk. Importante salientar que o docente ao optar por utilizar tais unidades precisa levar o estudante a refletir sobre o momento histórico-social das canções e do movimento literário romântico, não como estilo de época, mas enquanto mundivisão, além da intertextualidade presente nas letras de canção. Assim analisou-se a contribuição da cultura popular ao utilizar-se a letra de canção, com a função humanizadora da literatura contextualizando, de maneira crítica a sociedade na qual os alunos fazem parte e formando cidadãos capazes de compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,60 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letras de canção | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
Título: dc.title | Uma professora muito romântica Uma história para aprender que rock pode ser romântico e canção popular é literatura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALESSANDRAGOLDENBERG2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722463/2/ALESSANDRAGOLDENBERG2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons