Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Luciene | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Aira Suzana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T15:39:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T15:39:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUCIENECARDOSO2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722462 | - |
Resumo: dc.description.abstract | CARDOSO, Luciene Guida. Alfabetização de Jovens e Adultos: A construção da leitura e da escrita por meio de jogos. 2022. 69 f. Dissertação (Mestrado) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, Rio de Janeiro, 2022. A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e com características da pesquisa-ação, teve como objetivo construir jogos de palavras cruzadas e bingo de sílabas como ferramenta para a alfabetização do público-alvo da Educação de Jovens e Adultos. Diante da impossibilidade de testagem dos protótipos dos jogos pelos estudantes, devido à pandemia da Covid-19, os recursos didáticos foram analisados por docentes de turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Por meio da metodologia de pesquisa, foi possível conhecer as práticas docentes, constatar a escassez de recursos adequados e as dificuldades enfrentadas no trabalho pedagógico. Dessa forma, o produto educacional, elaborado ao final do trabalho, tem o intuito de colaborar com essa modalidade de ensino que apresenta pouca produção acadêmica. Os resultados obtidos foram satisfatórios porque possibilitam um trabalho participativo, lúdico e de interação entre os estudantes, principalmente, pelas condições de favorecimento da compreensão da leitura e da escrita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,69 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização de Jovens e Adultos: A construção da leitura e da escrita por meio de jogos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LUCIENECARDOSO2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 1,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722462/2/LUCIENECARDOSO2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons