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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Villar, Lara | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Katia Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T14:47:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T14:47:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | LARAVILLAR2022PRODEDUC | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722460 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A regulação emocional é um dos componentes da inteligência emocional, ou do que chamamos habilidades socioemocionais, que segundo a UNESCO, são um conjunto de competências por meio das quais o indivíduo interage, aprende, trabalha e serve, de maneira saudável, ética e responsável nas esferas da família, comunidade e vida profissional. Ao pensar no desenvolvimento dessa educação emocional nas escolas, e no preparo dos docentes para essa tarefa, a presente pesquisa buscou responder o seguinte problema: como promover diálogos com professores da Educação Básica sobre as emoções e sobre a regulação emocional no processo de ensino e aprendizagem? Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, que culminou na construção de um livro sobre a temática das emoções e sua regulação no ambiente da sala de aula. Na primeira etapa um survey foi aplicado a 83 professores de Educação Básica, atuantes em redes públicas e privadas e originários de vários Estados do Brasil, com o intuito de investigar como se sentem e gerenciam seus estados afetivos e como as emoções interferem na prática pedagógica. Na segunda etapa, o livro construído foi usado como ferramenta em um curso de extensão, realizado via plataforma Moodle, que visou fomentar o diálogo sobre as emoções no ensinoaprendizagem, e compartilhar estratégias individuais e coletivas para a regulação emocional docente na Educação Básica. Participaram do curso 7 professores. Os dados gerados a partir dos instrumentos foram analisados de forma qualitativa com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), e de forma quantitativa por meio de estatística descritiva, com o auxílio da plataforma Survey Monkey. Os resultados confirmam que os professores reconhecem a presença das emoções em sala de aula e observam sua interferência na condução desse ambiente. Entretanto, ainda faltam espaços de diálogo sobre a temática na escola e na formação inicial, o que ressalta a contribuição do estudo para o campo de investigação sobre a regulação emocional dos professores. Em resposta ao problema proposto, consideramos que o curso de extensão por meio do qual apresentamos aos docentes participantes o livro intitulado “Sinto, logo, reajo?”: um convite à regulação emocional – um livro sobre a regulação emocional na prática pedagógica do professor da educação básica, tem potencial para fomentar intervenções que promovam discussões a respeito das emoções no ensino e aprendizagem, seja na formação inicial, seja na formação continuada. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,17 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | emoções | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | regulação emocional docente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | educação básica | pt_BR |
| Título: dc.title | “SINTO, LOGO, REAJO?” Um convite à regulação emocional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
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| LARAVILLAR2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 3,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722460/2/LARAVILLAR2022PRODEDUC.pdfDownload |
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