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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Luana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Edite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T14:28:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T14:28:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | LUANAQUEIROZ2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, intitulado: (DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA - Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantes, consiste em um caderno de atividades aplicáveis, resultante da Dissertação de Mestrado: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES: reflexões sobre o Campo Conceitual Aditivo, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. A elaboração deste material é requisito parcial para conclusão do curso. Destacamos que a referida dissertação foi impulsionada pela busca de respostas para as inúmeras perguntas que a sala de aula proporciona, em nossa pesquisa, uma das principais perguntas foi: “Tia, aqui é para usar conta de mais ou de menos?”. Embora pareça um questionamento simples, nos explicitava o fato de que alguns e algumas estudantes apresentavam inúmeras dificuldades na resolução de problemas matemáticos. A partir de propostas que incentivaram os e as estudantes a formularem situações-problema, buscamos compreender se a formulação de problemas contribuiria para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nosso problema de pesquisa foi: Como a prática de formulação de problemas pode contribuir para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo nos Anos Iniciais? A pesquisa, inserida no Campo de Cotidiano e tendo como pressupostos metodológicos, o paradigma da professora pesquisadora, foi realizada em uma escola pública federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e teve como sujeitos participantes estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A análise dos problemas formulados pelos estudantes nos anos de 2018 e 2019 ocorreu utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Neste caderno propomos uma coletânea de ideias que podem inspirar outros docentes a criarem seus materiais de acordo com suas realidades. Salientamos que as propostas foram estruturadas a partir de CHICA (2001) e DANTE (2009), tendo o objetivo de estabelecer diálogo com o Campo Conceitual Aditivo, presente na Teoria dos Campos Conceituais, de VERGNAUD (1996, 2009). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,22 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formulação de problemas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Campo Conceitual Aditivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | (DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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LUANAQUEIROZ2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 2.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722459/2/LUANAQUEIROZ2022PRODEDUC.pdfDownload |
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