(DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Luana-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Edite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-10T14:28:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-10T14:28:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
identificador: dc.identifier.otherLUANAQUEIROZ2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722459-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, intitulado: (DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA - Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantes, consiste em um caderno de atividades aplicáveis, resultante da Dissertação de Mestrado: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS PELOS ESTUDANTES: reflexões sobre o Campo Conceitual Aditivo, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. A elaboração deste material é requisito parcial para conclusão do curso. Destacamos que a referida dissertação foi impulsionada pela busca de respostas para as inúmeras perguntas que a sala de aula proporciona, em nossa pesquisa, uma das principais perguntas foi: “Tia, aqui é para usar conta de mais ou de menos?”. Embora pareça um questionamento simples, nos explicitava o fato de que alguns e algumas estudantes apresentavam inúmeras dificuldades na resolução de problemas matemáticos. A partir de propostas que incentivaram os e as estudantes a formularem situações-problema, buscamos compreender se a formulação de problemas contribuiria para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nosso problema de pesquisa foi: Como a prática de formulação de problemas pode contribuir para a aprendizagemensino do Campo Conceitual Aditivo nos Anos Iniciais? A pesquisa, inserida no Campo de Cotidiano e tendo como pressupostos metodológicos, o paradigma da professora pesquisadora, foi realizada em uma escola pública federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e teve como sujeitos participantes estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A análise dos problemas formulados pelos estudantes nos anos de 2018 e 2019 ocorreu utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Neste caderno propomos uma coletânea de ideias que podem inspirar outros docentes a criarem seus materiais de acordo com suas realidades. Salientamos que as propostas foram estruturadas a partir de CHICA (2001) e DANTE (2009), tendo o objetivo de estabelecer diálogo com o Campo Conceitual Aditivo, presente na Teoria dos Campos Conceituais, de VERGNAUD (1996, 2009).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,22 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormulação de problemaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampo Conceitual Aditivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.title(DES)PROBLEMATIZANDO A MATEMÁTICA Um trabalho para a formulação de problemas pelos estudantespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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