Consumo Consciente Um exercício de autonomia e criticidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Robson-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Christine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-10T18:43:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-10T18:43:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-03-
identificador: dc.identifier.otherROBSONROSA2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722440-
Resumo: dc.description.abstractEste livro digital foi confeccionado com o intuito de registrar o Produto Educacional Digital(PED), fruto da pesquisa de Mestrado intitulada Consumo Consciente no Ensino Básico: Uma proposta de cenários de investigação para o desenvolvimento da autonomia e criticidade, e teve como objetivo geral: verificar de que modo é possível elaborar estratégias para desenvolver a criticidade e a autonomia por meio do exercício da tomada de decisões em questões sobre consumo consciente. Trata-se de uma sequência didática, com nove aulas, organizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Google denominado Google Sala de Aula (GSA), arquitetadas em consonância com Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Richard E. Mayer e fundamentadas na Teoria da Aprendizagem significativa (TAS) de David Ausubel que apresentam o tema “Consumo Consciente” , a luz dos cenários de investigação, de Ole Skovsmose, para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental - Anos Finais (EFAF) de uma escola Municipal do Rio De Janeiro. Este livro digital destina-se a professores do EFAF que buscam novas formas de ensino, com uso das tecnologias, para promover discussões sobre os impactos gerados por um consumo consciente, pela sustentabilidade e por uma Educação Financeira na sociedade, fomentar a criticidade e o exercício da autonomia. Espera-se que este PED possa colaborar com a promoção de um ensino crítico da Educação Financeira nas escolas, a partir de aulas significativas e contextualizadas, elevem potencialmente o interesse do aluno pelo estudo e colaborem com a formação de indivíduos críticos e autônomos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,80 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsumo conscientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Multimídiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeirapt_BR
Título: dc.titleConsumo Consciente Um exercício de autonomia e criticidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino