Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosa, Robson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Christine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T18:43:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T18:43:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | ROBSONROSA2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722440 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro digital foi confeccionado com o intuito de registrar o Produto Educacional Digital(PED), fruto da pesquisa de Mestrado intitulada Consumo Consciente no Ensino Básico: Uma proposta de cenários de investigação para o desenvolvimento da autonomia e criticidade, e teve como objetivo geral: verificar de que modo é possível elaborar estratégias para desenvolver a criticidade e a autonomia por meio do exercício da tomada de decisões em questões sobre consumo consciente. Trata-se de uma sequência didática, com nove aulas, organizadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Google denominado Google Sala de Aula (GSA), arquitetadas em consonância com Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Richard E. Mayer e fundamentadas na Teoria da Aprendizagem significativa (TAS) de David Ausubel que apresentam o tema “Consumo Consciente” , a luz dos cenários de investigação, de Ole Skovsmose, para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental - Anos Finais (EFAF) de uma escola Municipal do Rio De Janeiro. Este livro digital destina-se a professores do EFAF que buscam novas formas de ensino, com uso das tecnologias, para promover discussões sobre os impactos gerados por um consumo consciente, pela sustentabilidade e por uma Educação Financeira na sociedade, fomentar a criticidade e o exercício da autonomia. Espera-se que este PED possa colaborar com a promoção de um ensino crítico da Educação Financeira nas escolas, a partir de aulas significativas e contextualizadas, elevem potencialmente o interesse do aluno pelo estudo e colaborem com a formação de indivíduos críticos e autônomos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,80 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo consciente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Multimídia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
Título: dc.title | Consumo Consciente Um exercício de autonomia e criticidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ROBSONROSA2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722440/1/ROBSONROSA2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: