Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Álisson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Salvador, Marco Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-10T16:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-10T16:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALISSONSILVA2022PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722439 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultante de um minucioso processo de acúmulo de teorias educacionais, investigações acadêmicas e práticas pedagógicas cotidianas construídas a partir da pesquisa “A palhaçaria como vivência para a construção de vínculos afetivos entre docentes e discentes”, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II – RJ. Denominado de Produto Educacional, tal pesquisa e consequente trabalho pedagógico desenvolvido para o ensino/aprendizagem no cotidiano escolar, pode ser caracterizado como um curso de formação profissional, construído a partir do suporte teórico apresentado e dos dados coletados, e tem suas bases no conceito de iniciação de palhaços, nos instrumentos formativos da palhaçaria e nos princípios do estado de palhaço. O objetivo principal deste Produto Educacional é refletir sobre a dimensão interacional do fazer pedagógico a partir dos princípios da palhaçaria, tendo como proposta que os participantes sejam protagonistas e vivenciem práticas da formação do palhaço e que possam refletir, debater e organizar possibilidades de transpor estas experiências para a sua prática cotidiana, possibilitando transformar qualitativamente as suas relações em sala de aula. A partir deste processo podemos concluir que o professor, ao vivenciar experiências palhacescas, tenha condições de ser protagonista deste processo e ressignificar as suas relações interpessoais em sala de aula, a partir de alguns aspectos postos em relevo pelos Princípios da Palhaçaria: o desenvolvimento de um olhar mais empático sobre si e sobre os outros; o engajamento de seus alunos a partir de um estado de expectativa e do uso de lógicas não-usuais; a manifestação de interesse e do contágio desse interesse por parte da audiência; do desenvolvimento de um estado de atenção consciente; do desenvolvimento da conexão e coparticipação da audiência em suas ações; e da abordagem a partir de uma lógica lúdica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | palhaçaria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | relações interpessoais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | corporeidade | pt_BR |
Título: dc.title | Pedagogia do Avesso: Princípios da Palhaçaria aplicados à Educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALISSONSILVA2022PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 2,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722439/2/ALISSONSILVA2022PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons