Pedagogia do Avesso: Princípios da Palhaçaria aplicados à Educação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Álisson-
Autor(es): dc.contributor.authorSalvador, Marco Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-10T16:21:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-10T16:21:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-08-
identificador: dc.identifier.otherALISSONSILVA2022PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722439-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultante de um minucioso processo de acúmulo de teorias educacionais, investigações acadêmicas e práticas pedagógicas cotidianas construídas a partir da pesquisa “A palhaçaria como vivência para a construção de vínculos afetivos entre docentes e discentes”, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Colégio Pedro II – RJ. Denominado de Produto Educacional, tal pesquisa e consequente trabalho pedagógico desenvolvido para o ensino/aprendizagem no cotidiano escolar, pode ser caracterizado como um curso de formação profissional, construído a partir do suporte teórico apresentado e dos dados coletados, e tem suas bases no conceito de iniciação de palhaços, nos instrumentos formativos da palhaçaria e nos princípios do estado de palhaço. O objetivo principal deste Produto Educacional é refletir sobre a dimensão interacional do fazer pedagógico a partir dos princípios da palhaçaria, tendo como proposta que os participantes sejam protagonistas e vivenciem práticas da formação do palhaço e que possam refletir, debater e organizar possibilidades de transpor estas experiências para a sua prática cotidiana, possibilitando transformar qualitativamente as suas relações em sala de aula. A partir deste processo podemos concluir que o professor, ao vivenciar experiências palhacescas, tenha condições de ser protagonista deste processo e ressignificar as suas relações interpessoais em sala de aula, a partir de alguns aspectos postos em relevo pelos Princípios da Palhaçaria: o desenvolvimento de um olhar mais empático sobre si e sobre os outros; o engajamento de seus alunos a partir de um estado de expectativa e do uso de lógicas não-usuais; a manifestação de interesse e do contágio desse interesse por parte da audiência; do desenvolvimento de um estado de atenção consciente; do desenvolvimento da conexão e coparticipação da audiência em suas ações; e da abordagem a partir de uma lógica lúdica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,01 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectpalhaçariapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrelações interpessoaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcorporeidadept_BR
Título: dc.titlePedagogia do Avesso: Princípios da Palhaçaria aplicados à Educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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