Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Marion | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kátia Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T16:03:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T16:03:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIONOLIVEIRA2021PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Baseado nas pesquisas realizadas para a dissertação, e após o desenvolvimento de oficinas produzidas a partir do livro Um papo sobre estudar – super dicas para aprender a aprender melhor, desenvolvidas no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), foi criado este produto educacional chamado: “Autorregulação da Aprendizagem: atividades para uma turma inclusiva”, criado a partir das pesquisas feitas no Mestrado Profissional em Práticas na Educação Básica (MPPEB) e do desenvolvimento e aplicação de oficinas. O material é voltado para professores que tenham a intenção de contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão autorregulada da leitura, nos estudantes. Este produto é composto por uma breve exposição dos conceitos que embasaram a pesquisa, seguidos de exemplos de atividades que podem ser propostas. Neste trabalho acredita-se que estudantes com Deficiência Intelectual Leve são capazes de reconhecer, compreender e utilizar estratégias de autorregulação da aprendizagem, assim como as estratégias de leitura. O produto foi idealizado para turmas inclusivas, mas é possível adaptar o material para utilizá-lo em salas de recursos multifuncionais, classes especiais, salas de leituras e em espaços diversos, que o professor desejar, como por exemplo, sala de leitura. Espera-se, com este material, contribuir para que professores da Educação Básica tenham mais uma fonte de material para utilizar no ensino de estratégias capazes de desenvolver a compreensão leitora de forma autorregulada em turmas inclusivas. Autorregulação da aprendizagem (ARA) é um constructo oriundo da Teoria Social Cognitiva (TSC) e está relacionado à gestão de processos cognitivos, motivacionais, comportamentais e afetivos com vistas ao alcance de objetivos escolares e pessoais. Esse referencial tem sido pouco utilizado em pesquisas no campo da aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual. Cabe pontuar ainda que este produto é resultante de uma pesquisa que se caracteriza como estudo de caso de caráter descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Nesta pesquisa acredita-se que os estudos sobre ARA e sobre a compreensão autorregulada da leitura podem oferecer contribuições para as questões de ensino e aprendizagem do público-alvo da Educação Especial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,68 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Compreensão Leitora | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual Leve | pt_BR |
Título: dc.title | AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ATIVIDADES PARA UMA TURMA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIONOLIVEIRA2021PRODEDUC.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL | 4,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722397/2/MARIONOLIVEIRA2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons