África: uma Jornada na História do Mali

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAdame, Nel-
Autor(es): dc.contributor.authorCaprini, Aldieris Braz Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T13:29:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T13:29:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://drive.google.com/drive/folders/1A18-fmYBNaSlo_AZcrLwneFhq-aiEczA-
identificador: dc.identifier.otherÁfrica: uma Jornada na História do Malipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722382-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta discussões a respeito do estudo da possibilidade de contribuição da filosofia africana Ubuntu em diálogo com a ótica foucaultiana do “cuidado de si” na prática da educação das relações étnico-raciais e no ensino de História Africana. A pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, em função disso, a metodologia será a análise qualitativa usando a pesquisa participante do tipo intervenção. Com fundamentação teórica, o vigente trabalho se baseou, principalmente Wanderson Flor do Nascimento com sua pesquisa da filosofia do Ubuntu, de Foucault com o estudo do Cuidado de Si. Além dele, destacam-se, Kabengele Munanga ressaltando a importância do ERER e o ensino de História Africana, Paul Gilroy discutindo a identidade e Anderson Oliva com sua pesquisa no ensino de História da África. Propôs se desenvolver uma prática educativa de ensino de História Africana, inserida em uma proposta decolonial de acordo com a visão da ERER, ancorada teoricamente sob a perspectiva da filosofia do Ubuntu e do cuidado de si. Assim como laborar um estudo sobre a possibilidade do uso de uma prática educativa de ensino de História Africana na ótica da Educação das relações étnicos raciais e no fundamento teórico do Ubuntu e do cuidado de si para trabalhar em sala de aula as identidades dos sujeitos. A escolha do tema e importante ao ensino de humanidades, por estarmos em um tempo histórico em que grupos os afrodescendentes assim como outros grupos excluídos da sociedade, reivindicam maior participação assim como uma preservação e resgate de sua história. Como proposta de produto educativo final, tem-se a criação de um jogo digital com o conteúdo voltado para a História Africana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent187 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectErerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Africanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUbuntupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuidado de Sipt_BR
Título: dc.titleÁfrica: uma Jornada na História do Malipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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