Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Adame, Nel | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Caprini, Aldieris Braz Amorim | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-09T13:29:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-09T13:29:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/drive/folders/1A18-fmYBNaSlo_AZcrLwneFhq-aiEczA | - |
identificador: dc.identifier.other | África: uma Jornada na História do Mali | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722382 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta discussões a respeito do estudo da possibilidade de contribuição da filosofia africana Ubuntu em diálogo com a ótica foucaultiana do “cuidado de si” na prática da educação das relações étnico-raciais e no ensino de História Africana. A pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades, em função disso, a metodologia será a análise qualitativa usando a pesquisa participante do tipo intervenção. Com fundamentação teórica, o vigente trabalho se baseou, principalmente Wanderson Flor do Nascimento com sua pesquisa da filosofia do Ubuntu, de Foucault com o estudo do Cuidado de Si. Além dele, destacam-se, Kabengele Munanga ressaltando a importância do ERER e o ensino de História Africana, Paul Gilroy discutindo a identidade e Anderson Oliva com sua pesquisa no ensino de História da África. Propôs se desenvolver uma prática educativa de ensino de História Africana, inserida em uma proposta decolonial de acordo com a visão da ERER, ancorada teoricamente sob a perspectiva da filosofia do Ubuntu e do cuidado de si. Assim como laborar um estudo sobre a possibilidade do uso de uma prática educativa de ensino de História Africana na ótica da Educação das relações étnicos raciais e no fundamento teórico do Ubuntu e do cuidado de si para trabalhar em sala de aula as identidades dos sujeitos. A escolha do tema e importante ao ensino de humanidades, por estarmos em um tempo histórico em que grupos os afrodescendentes assim como outros grupos excluídos da sociedade, reivindicam maior participação assim como uma preservação e resgate de sua história. Como proposta de produto educativo final, tem-se a criação de um jogo digital com o conteúdo voltado para a História Africana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 187 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Erer | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Africana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ubuntu | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidado de Si | pt_BR |
Título: dc.title | África: uma Jornada na História do Mali | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Manual Africa uma jornada na História do Mali.pdf | 187.5 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722382/2/Manual Africa uma jornada na História do Mali.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons