EDUCADIN: CARTILHA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO CONSCIENTE PARA APOIO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA DAMASCENO, Janaina Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Carlos Cesar Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-09T12:58:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-09T12:58:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherJanaina Fernanda da Silva - Produto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722369-
Resumo: dc.description.abstractEsta produção técnica educacional é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Educação Financeira: Produção e aplicação de Cartilha Didática pelos pressupostos do Consumo Consciente” desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. O produto técnico educacional consiste em uma Cartilha Didática direcionada aos alunos do ensino médio, tendo por objetivo possibilitar acesso aos conteúdos de Educação Financeira e adquirir conhecimento quanto a temática relacionada ao Consumo Consciente. A Cartilha foi alicerçada na proposta da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (2012), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018) e nos apontamentos de Zabala (1998). Para o seu desenvolvimento, foram utilizados materiais que contêm aspectos relacionados à Educação Financeira, correspondentes a textos disponibilizados por programas do governo, Ministério da Educação – MEC, Banco Central, ENEF, entre outros, e que foram adaptados para a faixa etária dos discentes. Tratar sobre o assunto no ambiente escolar tem sido uma das preocupações do governo, pois os alunos também precisam estar inseridos no contexto das finanças, sendo motivados a compreender sobre o tema, para que se tornem cidadãos conscientes, para tomar as melhores decisões financeiras e sustentáveis (SILVA; POWELL, 2013). Considerando ainda, a inserção da temática no ambiente escolar, a ENEF (BRASIL, 2011) expressa claramente o papel da escola como formação expressiva desses saberes aos alunos, quando declara que: Discentes e docentes financeiramente educados podem constituir-se em indivíduos crescentemente autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só sua própria qualidade de vida como a de outras pessoas (BRASIL, 2011, p.3). A necessidade de se falar em Educação Financeira, pela perspectiva do Consumo Consciente emerge da cultura social, que está instalada hoje em nosso país. Vivemos em uma sociedade consumista, que consome de modo acrítico, ultrapassando em muito os níveis básicos para sobrevivência, extrapolando limites de consumo, e conseqüentemente, prejudicando o meio ambiente, com a geração de resíduos e acúmulo de lixo no planeta. Os avanços tecnológicos e a sociedade consumista atual oferecem inúmeras possibilidades de gastos, e com isso, o número de pessoas que ascendem a uma vida financeira instável, cresce cada vez mais. O momento atual, tem se caracterizado por uma sociedade que possui livre acesso a créditos fáceis, no qual essa vasta oferta de produtos e facilidades tornam-se uma armadilha para quem não faz a gestão do dinheiro, e tampouco possuem conhecimento de gestão financeira e dos impactos ambientais de suas escolhas. Por esta perspectiva de análise é válida a observação feita por Santos e Santos (2005), que reafirmam suas preocupações com a pouca importância que se dá, especialmente no ensino médio, à Educação Financeira, apesar da sua grande importância na vida das pessoas. Evoca-se a relevância do papel do educador, enquanto formador de opinião, prestando sua contribuição para a interrupção do mundo vicioso do consumismo, concorrendo para o processo de conscientização, oferecendo ferramentas que permitam a leitura racional das inúmeras situações que decorrem da questão financeira, incluindo os aspectos de sustentabilidade, meio ambiente, realização pessoal, saúde e qualidade de vida, dentre outros. A inclusão da Educação Financeira no currículo do ensino escolar vem preencher uma lacuna na formação dos educandos, com a oferta de instrumentos e ferramentas que permitam ao indivíduo, pelo conhecimento, uma gestão mais eficiente sobre seus recursos econômicos. Por isso, muitas estratégias existentes para a Educação Financeira identificam que os estudantes são os principais grupos-alvo e apoio à introdução da Educação Financeira (OECD, 2018). Desta maneira a Educação Financeira apresenta-se, a partir de uma realidade social, não apenas no Brasil, mas de uma abrangência nas diversas sociedades pelo mundo inteiro. A palavra “educação”, originária do latim “educare”, no sentido formal corresponde a todo processo contínuo de formação e ensino e aprendizagem, como parte integrante do currículo de estabelecimentos de ensino, públicos ou privados.Desta forma, torna-se evidente o estreito laço entre a Educação Financeira e a própria Educação no seu sentido mais amplo, quando se explicita a Educação em seu papel central de promover a cidadania, tornando o educando um ser pleno, crítico e consciente. Este Produto Educacional compreende todo um processo de planejamento, estruturação, realização e aplicação, com a sua devida edição, de caráter didático pedagógico trazendo em seu conteúdo como tema principal, o Consumo Sustentável, interligado à Educação Financeira, objetivando a criação de hábitos saudáveis para a construção de uma qualidade de vida financeiramente estável e equilibrada, através de comportamento consciente quanto às decisões de compras. O presente estudo foi dividido em dois capítulos, além desta introdução. No primeiro capítulo contém a fundamentação teórica e metodológica do produto educacional e o segundo capítulo contempla a aplicação da Cartilha Didtática composta por 05 etapas, contando com 5 atividades a serem trabalhadas de maneira interdisplinar, por meio dos conteúdos de Matemática e Ciências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,87 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução técnica educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsumopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDinheiropt_BR
Título: dc.titleEDUCADIN: CARTILHA DIDÁTICA SOBRE CONSUMO CONSCIENTE PARA APOIO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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