BOSQUES URBANOS COMO LUGARES EDUCADORES: SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA O BOSQUE SATURNO, CURITIBA - PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBIZERRIL, Pietra Milani-
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Alcione Luis Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-08T21:42:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-08T21:42:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722343-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou evidenciar a possibilidade de uso de bosques urbanos como espaços de desenvolvimento de práticas educativas escolares de maneira a torná-los lugares educadores e a promover maior contato de crianças com a natureza e com bens públicos. A abordagem da pesquisa se deu por um estudo de caso de natureza exploratória e aplicada. A pesquisa foi realizada a partir de um recorte específico, no Bosque Saturno, localizado no bairro Santo Inácio, na cidade de Curitiba, Paraná, e propõe uma sugestão metodológica de geografia para cada um dos cinco anos iniciais do ensino fundamental, alinhadas aos documentos curriculares nacional e municipal e à realidade do bosque em questão. Para tal, foi realizado previamente um levantamento bibliográfico de conceitos e discussões relevantes ao tema, um levantamento diagnóstico de caracterização do Bosque Saturno e uma análise documental dos currículos de geografia dos anos iniciais que se aplicam às escolas de Curitiba. Constatou-se que apesar de ser possível explorar o potencial educador de bosques urbanos de maneira a incorporá-los aos conteúdos curriculares de geografia nos anos iniciais, é preciso um planejamento intersetorial realizado a partir de uma parceria entre a comunidade escolar e os gestores do município para garantir a efetividade e segurança do processo de aplicação de atividades escolares nesses espaços.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlugar educadorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeografia nos anos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbosques urbanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de geografiapt_BR
Título: dc.titleBOSQUES URBANOS COMO LUGARES EDUCADORES: SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA O BOSQUE SATURNO, CURITIBA - PRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons