Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BIZERRIL, Pietra Milani | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Alcione Luis Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-08T21:42:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-08T21:42:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho buscou evidenciar a possibilidade de uso de bosques urbanos como espaços de desenvolvimento de práticas educativas escolares de maneira a torná-los lugares educadores e a promover maior contato de crianças com a natureza e com bens públicos. A abordagem da pesquisa se deu por um estudo de caso de natureza exploratória e aplicada. A pesquisa foi realizada a partir de um recorte específico, no Bosque Saturno, localizado no bairro Santo Inácio, na cidade de Curitiba, Paraná, e propõe uma sugestão metodológica de geografia para cada um dos cinco anos iniciais do ensino fundamental, alinhadas aos documentos curriculares nacional e municipal e à realidade do bosque em questão. Para tal, foi realizado previamente um levantamento bibliográfico de conceitos e discussões relevantes ao tema, um levantamento diagnóstico de caracterização do Bosque Saturno e uma análise documental dos currículos de geografia dos anos iniciais que se aplicam às escolas de Curitiba. Constatou-se que apesar de ser possível explorar o potencial educador de bosques urbanos de maneira a incorporá-los aos conteúdos curriculares de geografia nos anos iniciais, é preciso um planejamento intersetorial realizado a partir de uma parceria entre a comunidade escolar e os gestores do município para garantir a efetividade e segurança do processo de aplicação de atividades escolares nesses espaços. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | lugar educador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geografia nos anos iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | bosques urbanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de geografia | pt_BR |
Título: dc.title | BOSQUES URBANOS COMO LUGARES EDUCADORES: SUGESTÕES METODOLÓGICAS PARA O BOSQUE SATURNO, CURITIBA - PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Bosques urbanos lugares educadores Pietra Milani Bizerril.pdf | 11.11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722343/2/Bosques urbanos lugares educadores Pietra Milani Bizerril.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons