A Produção do Espaço Urbano do Bairro Jardim Tropical, Serra/ES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSiqueira, Cynara Ramos-
Autor(es): dc.contributor.authorCôco, Dilza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-08T13:54:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-08T13:54:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-13-
identificador: dc.identifier.otherA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DO BAIRRO JARDIM TROPICAL, SERRA/ES-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722285-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de investigação focaliza o processo de produção do espaço urbano do bairro Jardim Tropical, Serra/ES, a partir da abordagem que promove o estudo sobre a cidade, estimulando a compreensão de diferentes versões sobre o seu processo histórico de transformação. O principal objetivo da pesquisa configura-se na investigação sobre o processo de constituição do bairro Jardim Tropical, a fim de problematizar e revelar conflitos e contradições existentes nesse espaço urbano, de modo a contribuir para a produção de material educativo, para compor ações formativas com professores da educação básica. O estudo desta pesquisa propõe oferecer uma possibilidade de organização do ensino sobre o referido bairro em perspectiva crítica e dialógica, como pressupõe a abordagem da educação na cidade. Para alcançar o objetivo delineado, em termos teórico- metodológicos, busca inspiração em princípios do materialismo histórico e dialético, articulados aos pressupostos sobre direito à cidade, desenvolvidos por Henri Lefebvre. Trata-se de pesquisa do tipo teórico-empírico, organizada para a elaboração de material educativo sobre o bairro Jardim Tropical. Foi realizado o levantamento de estudos que discutem a produção e constituição desse espaço urbano, bem como as relações com o processo de desenvolvimento da industrialização do município de Serra/ES. O estudo recorre à análise documental, arquivos, documentos oficiais, fotografias, entrevistas com moradores mais antigos do bairro, investigação in loco, entre outros. Em um segundo momento, esse material educativo foi validado pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação na cidade e Humanidades (Gepech). Após a validação, de natureza técnica, configurou-se a versão final do produto, no formato e-book. Esse formato eletrônico possibilita atingir um público maior, especialmente pela possibilidade de acesso livre por meio do site do PPGEH e do repositório Educapes. A proposta desenvolvida para o estudo do bairro Jardim Tropical no contexto do trabalho pedagógico nos anos iniciais, formulada nesta pesquisa, alimenta a expectativa de instigar novas iniciativas pedagógicas na rede pública, especialmente no que se refere ao município de Serra, tornando-se uma possibilidade de trabalho na perspectiva da educação na cidade e do direito à cidade. Assim, este estudo defende que, por meio das ações formativas realizadas na escola, na área de ensino de humanidades, professores e estudantes possam desenvolver um olhar atencioso e crítico sobre os espaços urbanos, compreendendo diferentes relações que encobrem contradições que legitimam e naturalizam desigualdades no cotidiano da vida urbana.-
Tamanho: dc.format.extent26,2 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação na cidade-
Palavras-chave: dc.subjectProdução do espaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectBairro Jardim Tropical-
Título: dc.titleA Produção do Espaço Urbano do Bairro Jardim Tropical, Serra/ES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePPGEH-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons