Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, AURISMAR DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-07T21:45:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-07T21:45:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC IFMA- Lógica Aurismar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722279 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta escrita tem como objetivo descrever os resultados de uma oficina didática voltado para o ensino de lógica matemática para a construção de aplicativos de smartphones, pois o conteúdo ―lógica matemática‖ foi escolhido, por estar diretamente relacionada à vida do ser humano, sua realidade, suas necessidades e interesses. Além disso, a escolha do assunto foi também motivada pelo princípio articulador da intervenção didática estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais através dos temas transversais, buscando conectar os conhecimentos acumulados na escola com a realidade de cada indivíduo, respondendo e intervindo direta ou indiretamente nos problemas sócio - educacionais. Na metodologia foi realizado um curso de instrumentalização para os envolventes da pesquisa de modo a aprimorar seus conhecimentos sobre o uso da tecnologia utilizada no decorrer do estudo. Para a construção dos aplicativos na plataforma App Inventor, foram selecionados cinco (5) alunos da turma de Redes de Computadores segundo ano, turno matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Para o desenvolvimento da Sequência Didática foram desenvolvidos três encontros de três horas onde no primeiro foi apresentado como que seria a construção e otimização dos aplicativos acerca dos conteúdos que eram: Juros Simples, Progressão Aritmética e Termometria, finalizando com último encontro com a apresentação dos aplicativos construídos pelos estudantes e suas contribuições. Desta forma, a utilização da lógica matemática para programação de aplicativos, com atividades relacionadas ao conteúdo proposto no trabalho, visando relacionar a matemática escolar e o contexto científico com o cotidiano, com ênfase na compreensão dos conceitos. Portanto, com a otimização dos aplicativos observou-se que contribuiu de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,7 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
Título: dc.title | LÓGICA MATEMÁTICA PARA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS: uma experiência na construção de aplicativos numa perspectiva dos estudantes do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC AURISMAR VERSÃO FINAL.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática. Trata da otimização de aplicativos no App Inventor para o ensino de matemática utilizando lógica matemática | 1,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722279/2/TCC AURISMAR VERSÃO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons