LÓGICA MATEMÁTICA PARA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS: uma experiência na construção de aplicativos numa perspectiva dos estudantes do ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, AURISMAR DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-07T21:45:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-07T21:45:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-07-
identificador: dc.identifier.otherTCC IFMA- Lógica Aurismarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722279-
Resumo: dc.description.abstractEsta escrita tem como objetivo descrever os resultados de uma oficina didática voltado para o ensino de lógica matemática para a construção de aplicativos de smartphones, pois o conteúdo ―lógica matemática‖ foi escolhido, por estar diretamente relacionada à vida do ser humano, sua realidade, suas necessidades e interesses. Além disso, a escolha do assunto foi também motivada pelo princípio articulador da intervenção didática estabelecido nos Parâmetros Curriculares Nacionais através dos temas transversais, buscando conectar os conhecimentos acumulados na escola com a realidade de cada indivíduo, respondendo e intervindo direta ou indiretamente nos problemas sócio - educacionais. Na metodologia foi realizado um curso de instrumentalização para os envolventes da pesquisa de modo a aprimorar seus conhecimentos sobre o uso da tecnologia utilizada no decorrer do estudo. Para a construção dos aplicativos na plataforma App Inventor, foram selecionados cinco (5) alunos da turma de Redes de Computadores segundo ano, turno matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Para o desenvolvimento da Sequência Didática foram desenvolvidos três encontros de três horas onde no primeiro foi apresentado como que seria a construção e otimização dos aplicativos acerca dos conteúdos que eram: Juros Simples, Progressão Aritmética e Termometria, finalizando com último encontro com a apresentação dos aplicativos construídos pelos estudantes e suas contribuições. Desta forma, a utilização da lógica matemática para programação de aplicativos, com atividades relacionadas ao conteúdo proposto no trabalho, visando relacionar a matemática escolar e o contexto científico com o cotidiano, com ênfase na compreensão dos conceitos. Portanto, com a otimização dos aplicativos observou-se que contribuiu de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,7 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLógica Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSmartphonespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Título: dc.titleLÓGICA MATEMÁTICA PARA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS: uma experiência na construção de aplicativos numa perspectiva dos estudantes do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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