Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GRACIOLA SILVA, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCCAS, Simone | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-07T13:44:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-07T13:44:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Juliana Graciola Silva_Manual pedagógico ilustrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722257 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Pesquisas indicam a importância de ensinar e aprender G e o m e t r i a ao longo de toda vida escolar, pois este é um campo propício ao desenvolvimento de diversas habilidades que possibilitam ao aluno entender, interpretar e representar o mundo em que vive. O sucesso dos alunos diante dos desafios da Matemática e da Geometria depende da forma pela qual o professor estabelecerá essa relação nos anos iniciais, ou seja, é de extrema importância que, ao abordar essa temática os professores utilizem metodologias e materiais adequados e interessantes ao desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Também é fundamental que os educandos possam aliar e inserir suas vivências cotidianas no ambiente escolar. Segundo Oliveira (2014, p. 25-26): [...] a exploração da linguagem da Geometria, ao longo da educação escolar, busca contribuir com a ampliação e sistematização dos conhecimentos já adquiridos pelo aluno em seu contexto social, levando-o à compreensão e àinterpretação das situações propostas, utilizando-se de linguagens específicas para analisar, argumentar, avaliar, tomar decisões e realizar outras ações necessárias à sua formação. É frequente encontrarmos crianças nos anos iniciais que apresentam dificuldade para desenvolver adequadamente atividades que favoreçam a sua percepção visual. Por outro lado, temos professores com dificuldade para trabalhar adequadamente o conteúdo de Geometria, justamente por conta de sua formação insuficiente. Em nosso cotidiano, desde muito cedo, as crianças começam a desenvolver alguns conceitos geométricos e o raciocínio espacial por meio da observação e interação com os objetos e ambientes nos quais estão inseridos. Há diversas situações que envolvem a associação entre conceitos e princípios geométricos que contribuem para o desenvolvimento das habilidades inerentesà percepção visual. Nesta faixa etária elas são ainda basilares, mas já instituem um princípio para os conhecimentos geométricos que serãodesenvolvidos ao longo dos anos seguintes. Além disso, a Geometria estabelece um notável desenvolvimento da intuição e da visualização, os quais são viabilizadores da aprendizagem geométrica em sala de aula e é fundamental que, desde os primeiros anos de escolaridade, os alunos desenvolvam tais percepções por meio de experiências com materiais manipuláveis. Para Lorenzato (2010), o real palpável possibilita o primeiro conhecimento, isto é, o concreto é necessário para a aprendizagem inicial, ou seja, as crianças antes de lidarem com objetos matemáticos abstratos, precisam lidar com objetos físicos. Neste sentido, o desenvolvimento do senso geométrico e da percepção visual se dá a partir da interação da criança com materiais manipuláveis, atividades e jogos didáticos. Utilizar materiais é muito eficaz pois os alunos, especialmente, dos anos iniciais, têm dificuldade de assimilar alguns conteúdos, assim com a utilização de jogos e atividades didáticas pode transformar a maneira com que se aprende. Sarmento (2010, p. 4) aponta os beneficios desses materiais em sala de aula no ensino da Matemática. A utilização dos materiais manipuláveis oferece uma série de vantegens para a aprendizagem das crianças entre outras, podemos destacar: a) Propicia um ambiente favoravel á aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianças e aproveita seu papel lúdico; b) Possibilita o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com os colegas e com o professor; c) Contribuiu com a descoberta e (redescoberta) das relações matemáticas subjacentes em cada material; d) É motivador, pois dá um sentido ao ensino da matemática. O contéudo passa a ter um significado especial; e) Facilita a internalização das relações percebidas. Ensinar e aprender por meio dos materiais traz inúmeros benefícios, pois auxilia o desenvolvimento cognitivo, a interação de toda aturma na execução das atividades propostas, além de aproximar o imaginário dos alunos com o rea, “A utilização dos materias manipuláveis é uma possibilidademuito rica de contextualizar os contúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo umaaprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino” (SARMENTO, 2010, p. 11). Portanto neste trabalho desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um Manual Pedagógico Ilustrado que compreende uma sequência de atividades elaboradas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da visualização geométrica de crianças. Este manual foi pensado e planejado para oferecer atividades que promovam o desenvolvimento das percepções visuais geométricas aos alunos que estão iniciando sua vida estudantil, visando melhorar e enriquecer a aprendizagem das formas e percepções geométricas de modo efetivo e prazeroso. O Manual compreende um conjunto de atividades organizadas na forma de uma sequência de atividades voltado a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Logo, ao ser elaborado, este material tem uma finalidade específica: trabalhar conteúdos de Geometria e a percepção visual dos alunos, por meio de objetos geométricos manipuláveis. É composto de 14 atividades que envolvem o conteúdo de Geometria Plana e Espacial, visando trabalhar a percepção visual dos mesmos. Desta forma, este Produto Educacional está organizado em quatro seções: a primeira compreende esta introdução; a segunda está voltada à fundamentação teórica e metodológica; a terceira apresenta o Produto Educacional; e, a quarta envolve as considerações finais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,11 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | MANUAL PEDAGÓGICO ILUSTRADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA GEOMETRIA E PERCEPÇÃO VISUAL VOLTADAS AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Juliana Graciola Silva_Manual pedagógico ilustrado.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722257/2/Juliana Graciola Silva_Manual pedagógico ilustrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons