A Formação Docente no IFMG: Relatos de Experiências e Ações

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMGpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBento, Carlos Henrique-
Autor(es): dc.contributor.authorCamargos, Chrisley Bruno Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorDos Santos, Denise Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Denise Ribeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorDe Carvalho Jr, Gabriel Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, José Fernandes-
Autor(es): dc.contributor.authorAlvarenga, Mário Luiz Viana-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Michel Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Paulo César Lourenço-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Thiago Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorDumont, Vilma Márcia Gonçalves Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-06T14:37:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-06T14:37:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
identificador: dc.identifier.otherLivro: A Formação Docente no IFMG.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722224-
Resumo: dc.description.abstractA formação de professoras e professores é tema de inúmeros estudos e debates. Frequentemente, esses debates e estudos trazem a público as dificuldades que esse tipo de formação enfrenta em um país que, historicamente, desvaloriza e ignora as necessidades de uma categoria profissional que costuma ocupar posição de respeito na maioria dos outros países. A desvalorização e as dificuldades ficam mais evidentes quando se considera que a maioria das professoras e dos professores deverá atuar em escolas estaduais e municipais, ou seja, em escolas públicas. A rede pública de educação responde, no Brasil, por mais de 70% das matrículas. Ou seja, quase três quartos das matrículas estão nas escolas públicas. Trata-se de uma rede gigantesca, capilarizada, e descentralizada. Essa rede visa a atender o que dispõe a legislação, que determina que a educação básica seja ofertada para todas as crianças e adolescentes, de maneira compulsória. Com esse cenário de educação de massas, as redes públicas de educação precisam lidar com diversos problemas, em um contexto em que os desafios de formação e atualização das e dos profissionais ocupam posição central.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente; IFMG; PIBID; Residência Pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleA Formação Docente no IFMG: Relatos de Experiências e Açõespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMulticursospt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultidisciplinarpt_BR
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