Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bento, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Camargos, Chrisley Bruno Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dos Santos, Denise Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Denise Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | De Carvalho Jr, Gabriel Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, José Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alvarenga, Mário Luiz Viana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Michel Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Paulo César Lourenço | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Thiago Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dumont, Vilma Márcia Gonçalves Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-06T14:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-06T14:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro: A Formação Docente no IFMG. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722224 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação de professoras e professores é tema de inúmeros estudos e debates. Frequentemente, esses debates e estudos trazem a público as dificuldades que esse tipo de formação enfrenta em um país que, historicamente, desvaloriza e ignora as necessidades de uma categoria profissional que costuma ocupar posição de respeito na maioria dos outros países. A desvalorização e as dificuldades ficam mais evidentes quando se considera que a maioria das professoras e dos professores deverá atuar em escolas estaduais e municipais, ou seja, em escolas públicas. A rede pública de educação responde, no Brasil, por mais de 70% das matrículas. Ou seja, quase três quartos das matrículas estão nas escolas públicas. Trata-se de uma rede gigantesca, capilarizada, e descentralizada. Essa rede visa a atender o que dispõe a legislação, que determina que a educação básica seja ofertada para todas as crianças e adolescentes, de maneira compulsória. Com esse cenário de educação de massas, as redes públicas de educação precisam lidar com diversos problemas, em um contexto em que os desafios de formação e atualização das e dos profissionais ocupam posição central. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente; IFMG; PIBID; Residência Pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | A Formação Docente no IFMG: Relatos de Experiências e Ações | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Multicursos | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro_AformaodocentenoIFMGRelatosdeexperinciaseaes.pdf | 12,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722224/2/Livro_AformaodocentenoIFMGRelatosdeexperinciaseaes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons