Da teoria à prática pedagógica: a leitura de Rubem Fonseca na Educação de Jovens e Adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Alessandra Helena-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-06T13:47:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-06T13:47:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-20-
identificador: dc.identifier.otherDa teoria à prática: a leitura de Rubem Fonseca na Educação de Jovens e Adultospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722199-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Segundo Segmento, com a leitura a partir de uma proposta de intervenção pedagógica, partindo dos contos de Rubem Fonseca, aspirando à formação de leitores cuja postura seja crítica diante do texto e da sua própria vida. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa da pesquisa, na perspectiva bakhtiniana da narrativa em educação, em que a escuta do estudante, conforme Freire (2011) e a produção das narrativas, a partir das conversações literárias de Bajour (2012) serão procedimentos metodológicos utilizados durante o percurso. Este estudo se fundamenta nas matrizes teóricas de autores como Freire (1987, 1997, 1999, 1989, 2016), abordando a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin (2003, 2010 e 2017), na abordagem da compreensão dialógica de linguagem, da alteridade e da leitura no grande tempo da cultura; Arroyo (2008, 2017) e Castro (2014) no que concerne à legislação e às especificidades da EJA. Giovedi (2019) sobre a perspectiva freiriana na educação; além de outros autores representativos da crítica literária fonsequiana, como Padilha (2007). A pesquisa resultou em um produto educacional (e-book), que apresentará propostas de leitura literária dialógica que poderão contribuir como subsídio teórico-metodológico a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,64 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRubem Fonsecapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCírculo de Leiturapt_BR
Título: dc.titleDa teoria à prática pedagógica: a leitura de Rubem Fonseca na Educação de Jovens e Adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons