Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Alessandra Helena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-06T13:47:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-06T13:47:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Da teoria à prática: a leitura de Rubem Fonseca na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722199 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida em consonância com os princípios da linha dos Estudos Literários, no âmbito do Profletras – Ifes Vitória, propõe compreender as relações dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, do Segundo Segmento, com a leitura a partir de uma proposta de intervenção pedagógica, partindo dos contos de Rubem Fonseca, aspirando à formação de leitores cuja postura seja crítica diante do texto e da sua própria vida. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa da pesquisa, na perspectiva bakhtiniana da narrativa em educação, em que a escuta do estudante, conforme Freire (2011) e a produção das narrativas, a partir das conversações literárias de Bajour (2012) serão procedimentos metodológicos utilizados durante o percurso. Este estudo se fundamenta nas matrizes teóricas de autores como Freire (1987, 1997, 1999, 1989, 2016), abordando a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin (2003, 2010 e 2017), na abordagem da compreensão dialógica de linguagem, da alteridade e da leitura no grande tempo da cultura; Arroyo (2008, 2017) e Castro (2014) no que concerne à legislação e às especificidades da EJA. Giovedi (2019) sobre a perspectiva freiriana na educação; além de outros autores representativos da crítica literária fonsequiana, como Padilha (2007). A pesquisa resultou em um produto educacional (e-book), que apresentará propostas de leitura literária dialógica que poderão contribuir como subsídio teórico-metodológico a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,64 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rubem Fonseca | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Círculo de Leitura | pt_BR |
Título: dc.title | Da teoria à prática pedagógica: a leitura de Rubem Fonseca na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons