Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JAQUELINE CHINA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, RENATO DA COSTA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T20:33:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T20:33:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto jaqueline | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722171 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: O estágio em psicologia hospitalar constitui importante componente curricular do Curso de Psicologia visando à articulação teoria e prática. Através da integração ensino-serviço, o aluno é inserido em um ambiente que deve favorecer a aprendizagem contextualizada, crítica e significativa, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências para atuação no hospital. Objetivo: Conhecer a experiência de egressos do curso de Psicologia em relação ao estágio em psicologia hospitalar, incluindo o atendimento aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, pretendeu-se que os dados pudessem subsidiar a construção de um Manual de Psicologia Hospitalar no Trauma. Método: O estudo caracterizou-se como exploratório, descritivo, transversal, com abordagem mista, incluindo análise quanti e qualitativa, realizada em ambiente virtual. Participaram 17 egressos dos anos de 2018 a 2019, de uma universidade privada, após aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os egressos haviam realizado estágio supervisionado no hospital público referência em trauma, localizado na Região Metropolitana em Belém. A pesquisa foi realizada mediante utilização de um questionário com 23 perguntas abertas e fechadas, aplicado no formato Google Forms. Para as questões fechadas, optou-se pelo uso da estatística descritiva e utilizou-se a análise conteúdo para as questões abertas. Resultados: Nos resultados, os egressos perceberam como positiva a experiência de estágio, apontando sua importância para o aprimoramento do conhecimento teórico-prático. De modo geral, os resultados revelaram que o estágio foi uma experiência de aprendizagem importante para a formação profissional e promoveu a mudança de concepção sobre a atuação do psicólogo hospitalar, além de oportunizar o olhar integral no cuidado ao paciente, família e equipe de saúde. Ademais, o estágio possibilitou o entendimento das particularidades do atendimento psicológico a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Conclusão: A experiência dos egressos, no estágio em psicologia hospitalar junto aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito, contribuiu para aprofundar as reflexões da autora acerca das possibilidades e desafios no ensino da Psicologia Hospitalar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 512 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente de Trânsito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manual | pt_BR |
Título: dc.title | Preceptoria em Psicologia Hospitalar: Desenvolvimento de uma tecnologia educacional de intervenção junto a vítimas de acidentes de trânsito | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto jaqueline.pdf | 511,07 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722171/2/produto jaqueline.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons