Preceptoria em Psicologia Hospitalar: Desenvolvimento de uma tecnologia educacional de intervenção junto a vítimas de acidentes de trânsito

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JAQUELINE CHINA-
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, RENATO DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T20:33:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T20:33:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto jaquelinept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722171-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: O estágio em psicologia hospitalar constitui importante componente curricular do Curso de Psicologia visando à articulação teoria e prática. Através da integração ensino-serviço, o aluno é inserido em um ambiente que deve favorecer a aprendizagem contextualizada, crítica e significativa, por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências para atuação no hospital. Objetivo: Conhecer a experiência de egressos do curso de Psicologia em relação ao estágio em psicologia hospitalar, incluindo o atendimento aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Além disso, pretendeu-se que os dados pudessem subsidiar a construção de um Manual de Psicologia Hospitalar no Trauma. Método: O estudo caracterizou-se como exploratório, descritivo, transversal, com abordagem mista, incluindo análise quanti e qualitativa, realizada em ambiente virtual. Participaram 17 egressos dos anos de 2018 a 2019, de uma universidade privada, após aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os egressos haviam realizado estágio supervisionado no hospital público referência em trauma, localizado na Região Metropolitana em Belém. A pesquisa foi realizada mediante utilização de um questionário com 23 perguntas abertas e fechadas, aplicado no formato Google Forms. Para as questões fechadas, optou-se pelo uso da estatística descritiva e utilizou-se a análise conteúdo para as questões abertas. Resultados: Nos resultados, os egressos perceberam como positiva a experiência de estágio, apontando sua importância para o aprimoramento do conhecimento teórico-prático. De modo geral, os resultados revelaram que o estágio foi uma experiência de aprendizagem importante para a formação profissional e promoveu a mudança de concepção sobre a atuação do psicólogo hospitalar, além de oportunizar o olhar integral no cuidado ao paciente, família e equipe de saúde. Ademais, o estágio possibilitou o entendimento das particularidades do atendimento psicológico a pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Conclusão: A experiência dos egressos, no estágio em psicologia hospitalar junto aos pacientes vítimas de acidentes de trânsito, contribuiu para aprofundar as reflexões da autora acerca das possibilidades e desafios no ensino da Psicologia Hospitalar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent512 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPsicologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcidente de Trânsitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManualpt_BR
Título: dc.titlePreceptoria em Psicologia Hospitalar: Desenvolvimento de uma tecnologia educacional de intervenção junto a vítimas de acidentes de trânsitopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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