A HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UM HOSPITAL DE ENSINO.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVELOSO, NADJA DA FONSECA-
Autor(es): dc.contributor.authorTEIXEIRA, RENATO DA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T19:54:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T19:54:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto nadjapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722168-
Resumo: dc.description.abstractOs serviços de saúde constituem cenário desejado pelas instituições de ensino para que o residente possa adquirir prática e habilidades específicas, assim como no que concerne à humanização e ética. A presente pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros preceptores quanto à humanização do cuidado, no contexto da formação do enfermeiro, em um hospital de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, apoiada na Política Nacional de Humanização. Foi realizada por meio da aplicação de um formulário on-line pela plataforma do Google Forms. A amostra foi composta por 17 enfermeiros que atuaram em preceptoria de residentes nos últimos dois anos, nas unidades de internação. Quanto ao perfil dos participantes, os resultados apontam que houve predominância do sexo feminino (76,5%), em que 82,3% estão na faixa etária de 31 a 40 anos, 35,2% atuam de 0 a 1 ano no setor atual. Quanto ao tempo de formação, 82,3% tem de 5 a 10 anos, 94,1% possui especialização lato sensu, 35,2% cursou residência e 23,5% cursou mestrado. Quanto à experiência em pesquisa, 52,9% afirmou que sim, 82% afirmam ter experiência com docência tradicional no ensino nível técnico, enquanto que este mesmo percentual alega nunca ter tido experiência com metodologias ativas. Constatou-se que 41,1% alega não possuir experiência com Educação à Distância, 52,9% alega ter experiência com preceptoria e 64,7% dos entrevistados atuaram como preceptores no ano de 2020. Com relação ao tema humanização, quando indagados se conhecem o termo "Humanização do Cuidado", 70,6% alegaram que sim. Descreveram o conceito de humanização do cuidado ao paciente, através das seguintes expressões: “atendimento de forma integral do ser humano” (100%), “empatia” (100%), “respeito” (100%), “tratamento humano” (88,2%), “ambiência” (76,5%), “manutenção dos materiais para a oferta de um cuidado integral” (70,6%) e “cuidado centrado no humano” (70,6%). Sobre como consideram a humanização do cuidado ao paciente no contexto da formação do enfermeiro, 82,4% afirmam que como valor que se traduz em aprendizagem a ser desenvolvida pelo aluno no contato permanente e reflexivo com as situações reais de trabalho cotidiano. Ao serem questionados que nota dariam para a sua prática, na busca de uma assistência humanizada ao paciente, 70,6% deram nota 4, de um total de 5 pontos. A partir dos resultados, será desenvolvido um curso com apresentação da Nota Técnica gerada como produto educacional, apresentando propostas para a melhoria das práticas humanizadas, no contexto da formação do enfermeiro. Acredita-se que essa pesquisa seja relevante para os enfermeiros preceptores, como forma de analisar como a preceptoria influencia na construção do processo de humanização do residente de enfermagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent730 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPreceptoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanizaçãopt_BR
Título: dc.titleA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UM HOSPITAL DE ENSINO.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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