
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, THAMYRES DA SILVA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, JOFRE JACOB DA SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T19:41:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T19:41:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | produto thamyres | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722165 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O grande avanço tecnológico e científico tem repercutido diretamente na área da saúde, com ênfase para a enfermagem. A troca de informações em uma velocidade muito rápida levanta a discussão de metodologias já utilizadas e a adoção de ferramentas novas para o desenvolvimento do conhecimento na área. Dentro da temática de metodologias inovadoras para a contribuição ao trabalho do enfermeiro e a adesão da Sistematização da Assistência de Enfermagem para o cotidiano da equipe de enfermagem, as mídias audiovisuais, tal como o vídeo educativo, disseminam o conhecimento por meio de uma abordagem mais criativa e empolgante. Dessa forma, objetivou-se com este estudo desenvolver e validar um vídeo educativo sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório na modalidade pesquisa-ação. Para fundamentação da construção da respectiva mídia social foi construída uma revisão integrativa da literatura e, para a validação deste instrumento utilizou-se um questionário adaptado disponível na plataforma Google Docs enviado via e-mail a profissionais com experiência na área da enfermagem e da comunicação social. Estes profissionais foram selecionados utilizando a técnica de “Snowball Sampling”. A validação do vídeo foi testada por meio do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), sendo considerado validado (0,78). Foi aplicado ainda o teste exato binomial com 5% de significância, para verificar a confiabilidade estatística de adequação. Os resultados apontam que a maioria dos especialistas avaliou o conteúdo como adequado de forma geral (27; 90%) e quanto aos itens: compreensão de informações (24; 80%), objetivo do vídeo (24; 80%), conceito da ideia apresentada pelo vídeo (122; 81,3%), construção dramática (77; 85,6%), ritmo (51; 85%), personagens (26; 86,7%), potencial dramático quanto a existência de emoção na narrativa (23; 76,7%), diálogos (26; 86,7%), aspecto da linguagem dos personagens/locução ser clara (29; 96,7%), o aspecto do desfecho fortalece a Assistência de Enfermagem (27; 90%), estilo visual (75; 83,3%) e a linguagem ser compatível com o nível de conhecimento do público-alvo (28; 93,3%). A construção do vídeo educativo permitiu a compreensão da necessidade de incremento em políticas de educação permanente e, também, embasamento teórico baseado em fatos científicos para o uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem e consequente melhoria da qualidade do trabalho do profissional enfermeiro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 571 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Assistência de Enfermagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Recursos Audiovisuais | pt_BR |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| produto thamyres.pdf | 570.86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722165/2/produto thamyres.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons