PROPOSTA DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, THAMYRES DA SILVA-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, JOFRE JACOB DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T19:41:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T19:41:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto thamyrespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722165-
Resumo: dc.description.abstractO grande avanço tecnológico e científico tem repercutido diretamente na área da saúde, com ênfase para a enfermagem. A troca de informações em uma velocidade muito rápida levanta a discussão de metodologias já utilizadas e a adoção de ferramentas novas para o desenvolvimento do conhecimento na área. Dentro da temática de metodologias inovadoras para a contribuição ao trabalho do enfermeiro e a adesão da Sistematização da Assistência de Enfermagem para o cotidiano da equipe de enfermagem, as mídias audiovisuais, tal como o vídeo educativo, disseminam o conhecimento por meio de uma abordagem mais criativa e empolgante. Dessa forma, objetivou-se com este estudo desenvolver e validar um vídeo educativo sobre a sistematização da assistência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório na modalidade pesquisa-ação. Para fundamentação da construção da respectiva mídia social foi construída uma revisão integrativa da literatura e, para a validação deste instrumento utilizou-se um questionário adaptado disponível na plataforma Google Docs enviado via e-mail a profissionais com experiência na área da enfermagem e da comunicação social. Estes profissionais foram selecionados utilizando a técnica de “Snowball Sampling”. A validação do vídeo foi testada por meio do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), sendo considerado validado (0,78). Foi aplicado ainda o teste exato binomial com 5% de significância, para verificar a confiabilidade estatística de adequação. Os resultados apontam que a maioria dos especialistas avaliou o conteúdo como adequado de forma geral (27; 90%) e quanto aos itens: compreensão de informações (24; 80%), objetivo do vídeo (24; 80%), conceito da ideia apresentada pelo vídeo (122; 81,3%), construção dramática (77; 85,6%), ritmo (51; 85%), personagens (26; 86,7%), potencial dramático quanto a existência de emoção na narrativa (23; 76,7%), diálogos (26; 86,7%), aspecto da linguagem dos personagens/locução ser clara (29; 96,7%), o aspecto do desfecho fortalece a Assistência de Enfermagem (27; 90%), estilo visual (75; 83,3%) e a linguagem ser compatível com o nível de conhecimento do público-alvo (28; 93,3%). A construção do vídeo educativo permitiu a compreensão da necessidade de incremento em políticas de educação permanente e, também, embasamento teórico baseado em fatos científicos para o uso da Sistematização da Assistência de Enfermagem e consequente melhoria da qualidade do trabalho do profissional enfermeiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent571 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAssistência de Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Audiovisuaispt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


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