“Concepções de Docentes sobre as Dimensões Ética Legal na Formação para o Exercício da Enfermagem”

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, IDEHIZE OLIVEIRA FURTADO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-03-03T19:29:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-03-03T19:29:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
identificador: dc.identifier.otherproduto idehizept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722163-
Resumo: dc.description.abstractA ética é apresentada como essencial às relações humanas em sociedade. Observa-se a relevância do tema para a formação de futuros enfermeiros, pelo exercício desse profissional ser caracterizado por uma prática ética, humanística e por limitações normativas. Ressalta-se ainda que esta vivência é permeada por questões de sofrimento humano, tanto físico, quanto psicoemocional, espiritual e social. Com isso, o presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de docentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade, localizada em Belém-PA, sobre a abordagem da dimensão da ética e legislação em enfermagem na formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre essa dimensão, as competências e o perfil profissional exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para alcançar este objetivo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nas dependências da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará, com 20 docentes entrevistados, através de um questionário semi-estruturado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, o qual foi gravada e, após, transcrita pela pesquisadora. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo, no qual a partir desta foi possível organizar duas categorias temáticas: O saber dos docentes sobre a formação ético-legal do profissional enfermeiro; Práticas e desafios dos docentes na formação ético-legal do profissional enfermeiro. Por fim, foi construído como produto final uma norma técnica destinada a Coordenação de Curso e Assessoria Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, o qual tem como objetivo sugerir propostas para a reestruturação do projeto político-pedagógico, e, assim construindo a melhoria da formação ética dos docentes do respectivo curso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent358 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica em Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLegislação em Enfermagempt_BR
Título: dc.title“Concepções de Docentes sobre as Dimensões Ética Legal na Formação para o Exercício da Enfermagem”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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