Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, IDEHIZE OLIVEIRA FURTADO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-03-03T19:29:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-03-03T19:29:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto idehize | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/722163 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A ética é apresentada como essencial às relações humanas em sociedade. Observa-se a relevância do tema para a formação de futuros enfermeiros, pelo exercício desse profissional ser caracterizado por uma prática ética, humanística e por limitações normativas. Ressalta-se ainda que esta vivência é permeada por questões de sofrimento humano, tanto físico, quanto psicoemocional, espiritual e social. Com isso, o presente estudo tem como objetivo identificar as concepções de docentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade, localizada em Belém-PA, sobre a abordagem da dimensão da ética e legislação em enfermagem na formação do enfermeiro, com base nas relações estabelecidas entre essa dimensão, as competências e o perfil profissional exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Para alcançar este objetivo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nas dependências da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Universidade do Estado do Pará, com 20 docentes entrevistados, através de um questionário semi-estruturado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada, o qual foi gravada e, após, transcrita pela pesquisadora. A análise de dados foi realizada por meio de análise de conteúdo, no qual a partir desta foi possível organizar duas categorias temáticas: O saber dos docentes sobre a formação ético-legal do profissional enfermeiro; Práticas e desafios dos docentes na formação ético-legal do profissional enfermeiro. Por fim, foi construído como produto final uma norma técnica destinada a Coordenação de Curso e Assessoria Pedagógica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, o qual tem como objetivo sugerir propostas para a reestruturação do projeto político-pedagógico, e, assim construindo a melhoria da formação ética dos docentes do respectivo curso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 358 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética em Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação em Enfermagem | pt_BR |
Título: dc.title | “Concepções de Docentes sobre as Dimensões Ética Legal na Formação para o Exercício da Enfermagem” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto idehize.pdf | 357,9 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/722163/2/produto idehize.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons